Notícias

Sinduscom Barbacena recebe treinamento sobre o BIM

Iniciativa faz parte do Programa FIEMG Competitiva

O Sistema FIEMG, através do Programa FIEMG Competitiva, promoveu em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Barbacena (SINDUSCON), um treinamento teórico sobre Conceitos Introdutórios em Building Information Modeling (BIM) ou, em português, Modelagem da Informação da Construção. A ação, direcionada a empresários e colaboradores do setor da Construção Civil, associados ao Sindicato, foi realizada nos dias 24 e 2/10, na unidade do SENAI Barbacena. A presidente do Sinduscom, Ana Maria Canton Vidal, esteve presente no curso.

O setor de Construção Civil apresenta papel significativo para o desempenho econômico de Barbacena e sua microrregião. Entretanto, algumas empresas apresentam desafios de processo que tendem a dificultar o alcance de suas metas, o que repercute em sua competitividade. O BIM é uma ferramenta que pode ajudar a mudar esse cenário, contribuindo para ganhos de produtividade e redução de incertezas na gestão financeira, seja no projeto e/ou na obra. Ele propõe a integração entre conteúdos de projeto em um banco de dados interativo, estruturado e único, utilizados ao longo de todo processo do empreendimento, e através dessa integração, pode trazer maior precisão na análise de dados, já que permite que todos os envolvidos estejam atualizados sobre eventuais modificações na obra.

O objetivo da capacitação foi preparar as equipes das empresas associadas ao Sinduscom quanto aos principais tópicos relacionados ao BIM, suas características, alterações nos processos, tecnologias e gestão de mudança a ser promovida. Os participantes também foram introduzidos à terminologia e vocabulário empregados quando da adoção do modelo virtual, de maneira a permitir que possam interagir em um novo mercado.Foram ainda apresentadas as diferenças entre os métodos atualmente empregados e formas inovadoras de desenvolvimento de empreendimentos, trabalhados de maneira integrada, trazendo benefícios a todos os envolvidos na cadeia produtiva. Casos de sucesso onde o emprego do BIM gerou grande impacto econômico de produção ou social também foram abordados, para inspirar os empresários a implantarem a mudança.

A instrutora do treinamento foi a analista de Tecnologia Maiara Lisboa Batista, do SENAI “Paulo de Tarso” (Belo Horizonte), e as analistas da FIEMG responsáveis pelo acompanhamento do curso foram Jane Ramos e Isabela Conselho. Para Marcos Flávio de Castro, engenheiro civil da empresa Reconp Engenharia, a capacitação foi muito interessante e importante para o desenvolvimento das empresas. “Com o BIM podemos criar novos projetos, nos adequar ao mercado e competir com igualdade com as demais empresas, alavancando nossos negócios”, disse.

 

Programa FIEMG Competitiva

O FIEMG Competitiva possui benefícios tanto para os Sindicatos quanto para as indústrias, tais como:

  • Aumento de associados e geração de receita;
  • Subsídio financeiro de até 90% do custo das ações;
  • Transversalidade: abrangência de todos os conhecimentos e serviços relacionados ao tema;
  • Customização de acordo com as demandas específicas do setor industrial e do grupo de indústrias participantes;
  • Encadeamento produtivo: identificação de oportunidades de negócios com indústrias do mesmo setor ou de outros segmentos;
  • Interação: aprendizado e troca de experiências com outros Sindicatos e indústrias.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa FIEMG Competitiva.

Galeria