Notícias

Treinamento desenvolve “Gestão de Compras” em Juiz de Fora

Participantes souberam como reduzir custos e ganhar eficiência nas empresas
Fotos: Graciele Vianna

Com o intuito de promover conhecimentos na área de gestão, capacitando os empresários da região, a FIEMG Regional Zona da Mata, em parceria com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – CIEMG, trouxe para Juiz de Fora o treinamento “Gestão de Compras”, realizado nos dias 09 e 10 de maio. O objetivo deste curso foi desenvolver habilidades para a gestão eficaz dos procedimentos de compras e administração do estoque, abordando a questão da redução de custos e do ganho de eficiência dentro das empresas.

O curso apresentou a nova realidade do mercado, proporcionando aos participantes uma visão do setor de compras e estoques, através da abordagem de aspectos estratégicos, táticos e operacionais desta atividade, ampliando a competência técnica dos profissionais envolvidos. A atividade contou com a participação de cerca de 25 pessoas, entre empresários, gerentes, compradores, auxiliares de compras, almoxarifes, inspetores de recebimento, técnicos e profissionais da área responsáveis por compras nas empresas.

No conteúdo programático, foram trabalhados tópicos como: As funções e atribuições de compras; O processo básico de compras; Técnicas de negociação para compradores; O impacto dos tributos na gestão de compras; Análise dos parâmetros para o ressuprimento; Definições das prioridades de compras; Previsão de demanda e curva ABC; Métodos de avaliação do estoque; e Retorno de capital investido em estoques.

Os conhecimentos foram transmitidos pelo instrutor Agostinho Nilo Canuto, executive coaching, engenheiro de Produção, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Psicologia Organizacional, com atuação em Gestão da Produção e Logística, auditor da ISO 14001.

De acordo com o analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, este foi mais um treinamento oferecido pela entidade em parceria com o CIEMG, abrindo ainda mais o leque de temas trabalhados. “Nossa intenção é trazer sempre o melhor conteúdo para as empresas, com instrutores capacitados, local adequado e conteúdo abrangente”, destaca.

 

Por Graciele Vianna

Galeria