Notícias

Treinamento na FIEMG Regional ZM aborda cálculo das contribuições PIS/PASEP e COFINS

Foram apresentados os aspectos polêmicos das contribuições sociais, especialmente em relação à apuração de créditos
Fotos: Graciele Vianna

A FIEMG Regional Zona da Mata, através de seu Centro de Treinamentos, ofereceu às empresas da região, no dia 29 de maio, o curso “Cálculo das contribuições PIS/PASEP e Confins”. O objetivo do treinamento, que aconteceu na sede da entidade, foi informar quanto ao cálculo dessas contribuições, em suas várias modalidades de apuração. Além de abordar as regras básicas, foram apresentados os aspectos polêmicos das contribuições sociais, especialmente em relação à apuração de créditos.

Foram também demonstradas, de forma ampla, as principais informações e cuidados na geração dos arquivos digitais correspondentes à Escrituração Fiscal Digital, expondo a importância de um senso crítico em relação à qualidade de suas informações e cuidados em sua parametrização. O treinamento contou ainda com conteúdo sobre a Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS (RE 574.706 - Tema 69 STF).

Os principais tópicos abordados durante o curso foram: Aspectos conceituais das contribuições; EFD Contribuições; Análise dos leiautes da EFD-Contribuições; e Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. O treinamento foi voltado para analistas contábeis e fiscais, administradores, advogados, contadores, estudantes e demais interessados no tema. A apresentação do curso, que reuniu cerca de 25 pessoas, ficou a cargo de Daniela Rezende, contadora e advogada tributarista, especialista em Gestão Estratégica de Finanças.

 

Por Graciele Vianna

 

Galeria