Notícia

SENAI-MG marca presença em encontro que discute o futuro da logística

Evento reuniu representantes da academia e da indústria para debater oportunidades

O Centro Universitário Una, por meio das suas unidades do Vetor Norte, em parceria com a FIEMG e o SENAI-MG, realizou entre os dias 28 de junho a 2 de julho, a Semana Una de Logística. Para falar sobre a Logística na Pandemia, Ivis Caroline Santos da Costa, docente no SENAI Juiz de Fora desde 2012, foi convidada para representar a entidade que prepara a mão de obra da indústria.

“O cenário de pandemia afetou o abastecimento e trouxe o aumento dos custos de produtos essenciais, então conversamos sobre como isso tem afetado nosso país. Fiz um paralelo entre pequenas e grandes empresas e como elas reagiram e continuam reagindo a este momento”, contextualizou Costa. Além de chamar a atenção para os efeitos da crise para as questões logísticas do Brasil, a docente do SENAI-MG apresentou o caso de sucesso do Magazine Luiza. ”A empresa surpreendeu a todos, pois conseguiu aumentar o faturamento e teve um crescimento considerável no último ano. A empresa mostrou que já se preparava para esse movimento digital, mas com a pandemia houve um processo de aceleração e ela conseguiu se sair muito bem, mesmo no cenário de crise”.

E a troca de conhecimento entre academia e mercado foi enfatizada por Costa. “É de extrema importância e essa interface do SENAI-MG com a universidade é muito rico para os alunos, pois mostra como o mercado funciona na prática. Acho que essa parceira tem que acontecer cada vez mais para integrar esses dois níveis de escolaridade, superior e técnico, eles têm que trabalhar juntos e combinados”, reforçou a instrutora.

A coordenadora do evento, Priscilla Gomes, contou que o objetivo foi discutir os desafios e as perspectivas do setor. “A pandemia impactou muito na gestão logística da indústria, do comércio e da prestação de serviços. O segmento que já estava em constante mudança também teve que inovar e dar celeridade aos processos”, disse.

Foram debatidos temas como os desafios da logística no e-commerce, a digitalização da cadeia de suprimentos, a logística na pandemia, a importância da embalagem na movimentação e transporte de cargas e a logística contemporânea, os desafios e oportunidades no segmento, dentre outros.

Últimas notícias

  1. Ainda dá tempo de se inscrever no Trilhas de Futuro

    Leia

  2. FIEMG assina protocolo de intenções com o Ministério da Defesa

    Leia

  3. Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

    Leia

  4. Minas Gerais é Ouro!

    Leia

  5. O Futuro da Educação

    Leia

  6. Um ensino de excelência para quem trilha rumo ao futuro

    Leia

  7. Olimpíada do Conhecimento: acompanhe o encerramento via Youtube

    Leia

  8. SENAI Cataguases e CBA oferecem curso profissionalizante para mulheres

    Leia