Notícia

Venda Mais Virtual FIEMG apresenta tecnologia para tratamento de resíduos

Equipamento fabricado pela DMaq Máquinas Sustentáveis adapta tecnologia japonesa à realidade brasileira, com cuidado ambiental

Foto Sebastião Jacinto Júnior

Em mais uma edição do projeto Venda Mais Virtual FIEMG, nesta quarta-feira (21), a empresa DMaq Máquinas Sustentáveis expôs os benefícios do equipamento que fabrica para tratamento de resíduos. Entre as vantagens apresentadas estão a lavagem de gazes antes de serem expelidos para a atmosfera, incineração otimizada e custos acessíveis.

Responsável Comercial Técnico da DMaq, Arthur Kopit explicou que a empresa, que mantém usina em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, desenvolveu o equipamento a partir de tecnologia japonesa, adaptada para a realidade brasileira.

Na usina de Contagem, segundo ele, a DMaq trata lixo hospitalar de clientes com essa técnica. Além disso, a empresa fabrica e comercializa o equipamento para oferta ao mercado. Atualmente, informou ainda Kopit, é produzida a unidade DIR 0.5, com capacidade para tratar 5 toneladas/dia, e a DIR 0.2, que processa 2 toneladas diárias de resíduos. Ambas, informou ainda Kopit, podem ser usadas para quantidades diferentes de resíduos, de acordo com a demanda do contratante.

Felipe Couto, responsável Comercial da DMaq, reforçou que um dos diferenciais da empresa é a transparência das informações oferecidas sobre todo o processo de tratamento de resíduos requisitado pelo cliente. Aliado a isso, a empresa, segundo ele, atende a todas as normas ambientais do país, como cumprimento do relatório da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) sobre o que entra e o que sai de resíduo no procedimento.

Simples e acessível

Kopit ponderou ainda que a tecnologia e o manuseio do equipamento são extremamente simples e baratos e podem ser conhecidos por qualquer interessado na usina de Contagem (www.direcaomaquinas.com). A tecnologia, observou, pode ser adaptada ao tratamento de todo tipo de resíduo. Para os interessados, a DMaq está cadastrada no BNDES para financiamentos.

A DMaq já fornece o equipamento a empresas de Minas Gerais, São Paulo e Alagoas e está em negociação com companhias de outros estados. A tecnologia de desenvolvimento da ferramenta, contou Kopit, é, hoje, 97% nacional.

Coordenadora da live na qual a DMaq apresentou sua tecnologia de tratamento de resíduos, a gerente de Atração de Negócios e Investimentos da FIEMG, Júnia Cerceau Cotrim lembrou que a empresa atende aos requisitos do projeto Venda Mais Virtual, por oferecer soluções inovadoras e ambientalmente sustentáveis.

Visibilidade

Cotrim disse ainda que o Venda Mais Virtual FIEMG prioriza empresas mineiras, ajudando-as a conquistar mais visibilidade. Depois da apresentação da tecnologia da DMaq via live no YouTube da FIEMG, quatro reuniões com interessados pelo equipamento foram agendadas, duas das quais realizadas ontem mesmo, de forma virtual. As outras, de acordo com Júnia Cotrim, estão marcadas para a próxima semana.

“Foi bastante positivo, a gente teve uma quantidade de inscritos muito boa e contribui muito dentro do que a FIEMG se propõe com o Venda Mais Virtual, que é mostrar empresas ainda menores, mas que têm um potencial muito grande. Oferecem um produto ou um serviço industrial que é sustentável, que é tecnologicamente inovador. No caso da DMaq, houve gente de outros estados que mostrou interesse em levá-los para apresentar o equipamento no Rio e em São Paulo”, disse ainda a gerente de Atração de Negócios e Investimentos da FIEMG.

De fevereiro a novembro deste ano, informou ela, há um planejamento que garante a realização de uma a duas edições do projeto Venda Mais Virtual FIEMG.

Últimas notícias

  1. FIEMG Lab: hub encerra ciclo com R$ 45 mi em negócios entre startups e indústrias

    Leia

  2. Minas Gerais leva três medalhas na WorldSkills Américas

    Leia

  3. SENAI-MG desenvolve o “Aprendendo com a Indústria”

    Leia

  4. SIPROCIMG faz balanço do ano e confraternização no Centro 4.0

    Leia

  5. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  6. Minascon: estrutura de palitos aguenta 50kg e vence concurso 'A Ponte'

    Leia

  7. Parceria entre SENAI e Prefeitura de Bicas oferece curso de Qualificação em Costureiro Industrial

    Leia

  8. Centro 4.0: universitários visitam complexo de tecnologia da FIEMG

    Leia