Notícia

Abril Verde: saúde e segurança em pauta na indústria

Trabalho mais seguro e saudável para todos.

Você sabe o que é Abril Verde? Indústrias, empresas e instituições de diversas partes do Brasil se mobilizam, durante todo o mês de abril, para a conscientização da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). O movimento busca despertar a atenção da sociedade para os cuidados que organizações e trabalhadores devem ter para evitar acidentes. A data foi estabelecida devido ao Dia da Saúde e Segurança no Trabalho, comemorado em 28/04.

Mas o Abril Verde vai muito além de uma campanha de conscientização, sendo um momento de valorização da vida e de direitos dos trabalhadores por mais qualidade de vida. Por isso, é um período tão valorizado pelas corporações, que buscam ganhar o maior número de adeptos possíveis para reduzir ao máximo os riscos relacionados a acidentes de trabalho e para promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Investir em saúde e segurança no trabalho é fundamental

Embora o tema tenha mais evidência este mês, é imprescindível que as organizações estejam atentas a esse assunto o tempo inteiro. A Segurança e Saúde no Trabalho deve fazer parte do DNA das empresas na busca constante pela prevenção de acidentes e garantindo que os profissionais tenham condições de trabalho apropriadas e seguras.

O investimento constante em ações e práticas relacionadas à SST beneficia não só o trabalhador, mas a empresa como um todo. Alguns benefícios são:

  • ▶ Aumento da produtividade;
  • ▶ Equipe mais motivada;
  • ▶ Melhora da imagem corporativa;
  • ▶ Evita problemas com fiscalização;
  • ▶ Tranquiliza a família do trabalhador;
  • ▶ Reduz custos com licenças médicas.

Portanto, é fácil perceber que investir na qualidade de vida do trabalhador é uma forma de valorizar a equipe e o seu próprio negócio.

Segurança e Saúde no Trabalho no Sistema FIEMG

O Sistema FIEMG, por meio das ações realizadas pelo SESI MG, orienta e incentiva as indústrias de Minas a adotarem práticas de saúde e segurança do trabalho.

O SESI MG opera com 12 unidades em MG, estrategicamente localizadas em diferentes regiões do estado. Somente em 2018, foram realizados 448 mil atendimentos. A entidade conta com profissionais capacitados para implementar campanhas, realizar diagnósticos, identificar riscos relacionados à SST e muitas outras práticas que beneficiam empresas e colaboradores.

A atuação do SESI também ajuda a indústria mineira a cumprir as Normas Regulamentadoras (NRs), que são um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, obrigatórios para empresas que possuam empregados contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Ainda, a instituição oferece serviços de promoção da saúde direcionados aos trabalhadores das organizações. Estão inclusas práticas lúdicas de conscientização em temas como doenças crônicas, doenças transmissíveis, alimentação saudável e fatores psicossociais. Todos eles contribuem para a qualidade de vida dos profissionais e, consequentemente, para a produtividade no trabalho.

Completando todo o trabalho oferecido na área de saúde e segurança, as indústrias podem contar com o SESI Viva+, um sistema que reúne dados de segurança, saúde e estilo de vida do trabalhador da indústria brasileira. Desta forma, os gestores são capazes de analisar riscos, reduzir custos e outras estratégias que preparam as empresas às questões relativas à SST.

Muito já é feito e ainda há muito que fazer. A saúde e segurança do trabalho deve ser uma prática constante nas organizações. Portanto, participar do Abril Verde é fundamental. E estender a preocupação pelos demais dias do ano, é ainda mais.   

 

Últimas notícias

  1. FIEMG Lab 4.0 dá início à aceleração das startups

    Leia

  2. Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas realizou seu primeiro curso em PAC

    Leia

  3. Empresas do setor mineral se reúnem para conhecer trabalho de startups

    Leia

  4. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  5. Programa Futuros Engenheiros forma 150 estudantes na RMBH

    Leia

  6. Dia do Panificador é celebrado pela AMIPÃO

    Leia

  7. FIEMG Lab 4.0 apresenta para a imprensa seu novo espaço

    Leia

  8. Programa Futuros Engenheiros certifica estudantes em Ipatinga

    Leia