Notícia

ArcelorMittal vence na categoria de inovação do Empresas Mais

Produtora de aço se destacou em ranking do jornal O Estado de S.Paulo

A ArcelorMittal conquistou o 1º lugar em Inovação no ranking Empresas Mais, elaborado pelo jornal O Estado de S.Paulo, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e a Austin Rating. É a primeira vez que a empresa leva o troféu nesta categoria. A cerimônia on-line foi realizada no dia 10 de dezembro (quinta-feira). Trata-se da quinta edição do anuário, um dos mais completos na área de economia, e que avalia, anualmente, as 1,5 mil companhias de maior destaque na gestão e resultados. Além dos critérios econômicos, o Empresas Mais também julga a atuação de cada uma na área de Governança Corporativa e Inovação.

Inovação - As iniciativas na área da inovação desenvolvidas pela ArcelorMittal foram reconhecidas pelo Empresas Mais 2020. Um dos destaques foi o lançamento do Açolab - primeiro hub de inovação do setor siderúrgico no mundo - localizado em Nova Lima/MG. Não existe nenhuma experiência similar nos 60 países de atuação do Grupo. Em dois anos de atividades, o laboratório já se conectou com cerca de 1.500 startups, centros de pesquisa, universidades e outras instituições com foco na melhoria de processos, produtos e ganhos para os clientes. Neste momento, estão em curso cerca de 40 projetos, envolvendo várias áreas da empresa, como produção, comercial, suprimentos e logística. 

A companhia inovou também ao lançar no setor do aço o comércio eletrônico de seus produtos. Além disso, ela desenvolveu parcerias estratégicas com a Universidade de São Paulo para a idealização da Cátedra Construindo o Amanhã, que visa aumentar a produtividade do setor e promover pesquisas e formação de profissionais para a construção civil na capital paulista. Uma das primeiras iniciativas do convênio é a construção do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS), na Cidade Universitária, na capital paulista.

Em Minas Gerais, a empresa firmou parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e CIT/SENAI Minas para a criação do Centro de Inovação da ArcelorMittal para a Indústria (CIAMI), situado em Belo Horizonte, com o intuito de desenvolver projetos de inovação e pesquisa com foco nas dores e oportunidades junto aos clientes. 

Outra iniciativa foi a inauguração, na unidade da empresa em Tubarão, do Programa iNO.VC e de um espaço-laboratório de mesmo nome, que atua na frente de inovação digital em conjunto com demais laboratórios parceiros do segmento de aços Planos nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Minas Gerais.

Últimas notícias

  1. CIT SENAI desenvolve pesquisa para indústria de bebidas saudáveis

    Leia

  2. A hora da indústria é agora

    Leia

  3. A hora é agora! 2021 é o ano do seu emprego na indústria

    Leia

  4. Últimos dias para se inscrever na Chamada Mining Hub de Inovação

    Leia

  5. Provas para Aprendizagem Industrial 1º semestre de 2021 do SENAI-MG são adiadas

    Leia

  6. SENAI e Mining Hub estão com inscrições abertas para chamada de inovação

    Leia

  7. CIT SENAI assume laboratórios físicos da Samarco em Minas e no Espírito Santo

    Leia

  8. Indústria mineira mostra resiliência e contribui para minimizar impactos econômicos provocados pela Covid-19

    Leia