Notícia

CIT SENAI assume laboratórios físicos da Samarco em Minas e no Espírito Santo

Profissionais serão treinados pelos especialistas do Instituto SENAI de Processamento Mineral

A experiência do Instituto SENAI de Processamento Mineral do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI) estará a serviço da Samarco, oferecendo soluções completas e de qualidade  nos laboratórios da empresa localizados nas unidades de Germano, em Mariana (MG), e de Ubu, em Anchieta (ES).

De acordo com o coordenador técnico dos laboratórios do Instituto, Marcus Vinicius Lins Gonçalves, o contrato prevê o fornecimento de profissionais laboratoristas para as unidades de Germano e de Ubu. Os profissionais vão realizar a coleta, o transporte, a preparação de amostras, bem como realizar ensaios físicos em minérios, concentrados, insumos e pelotas. Todos os contratados estão recebendo um treinamento personalizado para atender à demanda da empresa que se prepara para a retomada de suas operações.

“Foi um esforço conjunto de todo o SENAI para atendermos aos requisitos da licitação feita pela Samarco. É uma oportunidade única estar dentro da empresa em seu dia a dia. Queremos oferecer uma gama inteira de serviços, como já temos em outras indústrias mineradoras, como a oferta de educação profissional, soluções em tecnologia, serviços e Pesquisa e Desenvolvimento”, celebrou Gonçalves.

O gerente de Engenharia de Processo, Automação e Instrumentação da Samarco, Thiago Marchezi, destaca a parceria. “Os profissionais do SENAI, que irão atuar nos laboratórios na parte da amostragem e de testes físicos, vão contribuir para que a Samarco consiga garantir a qualidade esperada pelo cliente”. A previsão é que a Samarco reinicie a produção de pelotas de minério de ferro no Complexo de Ubu, no Espírito Santo, até o final deste mês. Inicialmente, a empresa irá retomar suas operações com 26% da sua capacidade produtiva.

O Instituto 

Líder nacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação no segmento, o Instituto SENAI de Inovação em Processamento Mineral, promove soluções tecnológicas específicas para o setor mineral. Um dos objetivos é proporcionar o aumento de produtividade, buscando a adequação de processos produtivos, a redução de perdas e a minimização da degradação ambiental. Dessa forma, o Instituto fomenta o desenvolvimento e a competitividade da indústria. Com uma equipe composta por doutores, mestres e graduados, o Instituto oferta soluções diferenciadas com a utilização de equipamentos de última geração tecnológica.

Últimas notícias

  1. CIT SENAI desenvolve pesquisa para indústria de bebidas saudáveis

    Leia

  2. A hora da indústria é agora

    Leia

  3. A hora é agora! 2021 é o ano do seu emprego na indústria

    Leia

  4. Últimos dias para se inscrever na Chamada Mining Hub de Inovação

    Leia

  5. Provas para Aprendizagem Industrial 1º semestre de 2021 do SENAI-MG são adiadas

    Leia

  6. SENAI e Mining Hub estão com inscrições abertas para chamada de inovação

    Leia

  7. ArcelorMittal vence na categoria de inovação do Empresas Mais

    Leia

  8. Indústria mineira mostra resiliência e contribui para minimizar impactos econômicos provocados pela Covid-19

    Leia