Notícia

CIT SENAI desenvolve pesquisa para indústria de bebidas saudáveis

Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas atuou para aumentar a durabilidade da bebida mineira Shot Me

Foi dentro da cozinha de casa que Daniela Soltz fundou a empresa Shot Me, uma foodtech especializada em shots para a saúde e o bem estar. Ao ganhar visibilidade no mercado e ampliar suas vendas, a empresária sentiu a necessidade de buscar maneiras para ampliar a durabilidade da bebida, que é toda produzida com componentes naturais. “Nosso produto sempre foi congelado, só que pra entrar em lojas e para maior comodidade, precisávamos tirá-la do freezer e armazenar no refrigerador. Por isso procuramos a FIEMG, por meio do SENAI, para encontrar uma solução”, conta Soltz.

De acordo com Marcella Rocha Franco, analista de Tecnologia do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, a empresa procurou o SENAI com o intuito conseguir modificar a forma de conservação da bebida. “Os produtos que eram acondicionados com a condição de congelamento, duravam 30 dias. Trabalhamos para desenvolver o armazenamento refrigerado e ampliamos essa durabilidade para 60 dias. Ainda estamos trabalhando para alcançarmos 90 dias”, explica Franco.

A equipe de pesquisadores do instituto, que fica dentro do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) SENAI, trabalhou com ajustes na formulação, indicando substâncias naturais, para atender a demanda da Shot Me. “Nós partimos do processo de conservação via congelamento, que envolve maior gasto energético, e alcançamos um produto refrigerado, que é mais perecível. Portanto, foi preciso trabalhar na revisão das formulações dos produtos congelados, via a adição de substâncias ácidas naturais com caráter antimicrobiano e tecnologias de conservação, para reduzir a carga microbiológica e, consequentemente, ampliar a vida útil do produto", explica a especialista.

E Daniela Soltz está satisfeita com o andamento do projeto que, segundo ela, ainda vai render muitos frutos. “Estamos com o trabalho em andamento e o SENAI está nos ajudando a encontrar tecnologias para melhorar a segurança alimentar e proporcionar boas práticas de fabricação. O próximo passo é melhorar o shelf life, que é a validade na prateleira. Continuamos firmes no propósito de levar inovação e muita qualidade dentro de cada frasco que sai da nossa empresa”, celebra a empresária.

Últimas notícias

  1. Aprendizado e solidariedade marcaram os últimos 12 meses de trabalho da FIEMG

    Leia

  2. SENAI prorroga prazo de inscrições para Cursos Técnicos 2021

    Leia

  3. Últimos dias para garantir a sua oportunidade no mercado de trabalho

    Leia

  4. CIT SENAI e grandes indústrias se unem para pesquisar aços de terceira geração

    Leia

  5. FIEMG 88 anos

    Leia

  6. Trabalhando o presente para alçar voos altos no futuro

    Leia

  7. FIEMG completa 88 anos em sintonia com a sociedade

    Leia

  8. Para o futuro da indústria, o presente precisa focar na inovação

    Leia