Detalhe

Comunidade de BH aprende sobre inovação em laboratório sobre rodas

Lab Truck Tour sensibiliza para a necessidade da inovação e do empreendedorismo tecnológico

O laboratório sobre rodas do SENAI chega chamando a atenção da comunidade. Estacionado, abre as portas para o mundo da prototipagem digital, das placas de arduino e da impressão 3D. Crianças, jovens e adultos conhecem a estrutura, os equipamentos, e conversam com os instrutores do SENAI que ensinam e instigam pessoas comuns a criar soluções na área de eficiência energética, a partir de placas de arduino.  

A tecnologia do arduino nasceu com o objetivo de ser um facilitador no ensino da eletrônica e tem infinitas aplicações passando pelas artes e pela automação residencial. Com uma placa de arduino é possível enviar ou receber informações de sistemas eletrônicos, como abrir as janelas de um escritório de acordo com a intensidade da luz do sol e temperatura ambiente.

“Estamos trabalhando com controle de energia, placa fotovoltaica e dinner. As oficinas são uma “pincelada” do conteúdo. A ideia é que os participantes saiam daqui e busquem mais conhecimento, porque dentro ou fora dessa temática, as oportunidades são diversas”, diz a analista de projetos Priscila Ferreira.

O projeto é da FIEMG e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que juntas, divulgam e democratizam a cultura maker. Em cada parada, o Lab Truck fica por três dias, aberto à visitação e à difusão do conhecimento. As inscrições são abertas 20 minutos antes de cada curso. As oficinas são de graça e as vagas são limitadas e preenchidas conforme ordem de chegada.

Impressora 3D - Dentro do laboratório itinerante o que mais chama atenção, principalmente das crianças, é a impressora 3D. Os visitantes se impressionam com a ideia de pegar um objeto criado no computador e trazê-lo à realidade. “É uma tecnologia de sobreposição de camadas. Um filamento de polímero é aquecido e desce em milhares de camadas bem fininhas que resultam na peça planejada”, diz.

A meta do caminhão do SENAI é passar por oito regiões mineiras, com ação direta em 14 municípios. Confira aqui o itinerário do Lab Truck.

Últimas notícias

  1. Industriais de Santa Luzia se mobilizam pelo SESI e SENAI

    Leia

  2. SENAI e Sinduscarne promovem curso de receitas gourmet durante a Superminas

    Leia

  3. 32ª Superminas chega ao fim nesta quinta, com volume de negócios estimado em R$ 1,86 bilhão

    Leia

  4. Edital de Inovação para a Indústria investiu mais de R$ 545 milhões em mil projetos inovadores

    Leia

  5. Indústria 4.0 para fomentar o desenvolvimento dos setores supermercadista e da panificação

    Leia

  6. Setores supermercadista e da panificação demonstram confiança durante abertura do Superminas 2018

    Leia

  7. FIEMG recebe representantes de consulados estrangeiros e câmaras de comércio internacional

    Leia

  8. SENAI promove cursos na área de panificação durante a Superminas

    Leia