Notícia

Comunidade de BH aprende sobre inovação em laboratório sobre rodas

Lab Truck Tour sensibiliza para a necessidade da inovação e do empreendedorismo tecnológico

O laboratório sobre rodas do SENAI chega chamando a atenção da comunidade. Estacionado, abre as portas para o mundo da prototipagem digital, das placas de arduino e da impressão 3D. Crianças, jovens e adultos conhecem a estrutura, os equipamentos, e conversam com os instrutores do SENAI que ensinam e instigam pessoas comuns a criar soluções na área de eficiência energética, a partir de placas de arduino.  

A tecnologia do arduino nasceu com o objetivo de ser um facilitador no ensino da eletrônica e tem infinitas aplicações passando pelas artes e pela automação residencial. Com uma placa de arduino é possível enviar ou receber informações de sistemas eletrônicos, como abrir as janelas de um escritório de acordo com a intensidade da luz do sol e temperatura ambiente.

“Estamos trabalhando com controle de energia, placa fotovoltaica e dinner. As oficinas são uma “pincelada” do conteúdo. A ideia é que os participantes saiam daqui e busquem mais conhecimento, porque dentro ou fora dessa temática, as oportunidades são diversas”, diz a analista de projetos Priscila Ferreira.

O projeto é da FIEMG e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que juntas, divulgam e democratizam a cultura maker. Em cada parada, o Lab Truck fica por três dias, aberto à visitação e à difusão do conhecimento. As inscrições são abertas 20 minutos antes de cada curso. As oficinas são de graça e as vagas são limitadas e preenchidas conforme ordem de chegada.

Impressora 3D - Dentro do laboratório itinerante o que mais chama atenção, principalmente das crianças, é a impressora 3D. Os visitantes se impressionam com a ideia de pegar um objeto criado no computador e trazê-lo à realidade. “É uma tecnologia de sobreposição de camadas. Um filamento de polímero é aquecido e desce em milhares de camadas bem fininhas que resultam na peça planejada”, diz.

A meta do caminhão do SENAI é passar por oito regiões mineiras, com ação direta em 14 municípios. Confira aqui o itinerário do Lab Truck.

Últimas notícias

  1. CIT SENAI FIEMG recebe comitiva de Mato Grosso

    Leia

  2. Imprensa destaca inscrições abertas para cursos técnicos do SENAI como oportunidade

    Leia

  3. Mining Hub: últimos dias para inscrição para o primeiro ciclo de aceleração do mining start

    Leia

  4. #emfrenteminas

    Leia

  5. Cursos Técnicos do SENAI estão com matrículas abertas

    Leia

  6. Cursos Técnicos do SENAI estão com matrículas abertas

    Leia

  7. FIEMG apresenta medidas para melhoria do ambiente de negócios no Brasil

    Leia

  8. Economia Circular finaliza fase de visitas técnicas

    Leia