Notícia

Em sua carreira profissional, o mundo pode ser o limite

Ex-aluno do SENAI-MG se prepara para internacionalizar sua empresa, a Giro Ar Condicionado

Dalison Rodrigues Silva, de 36 anos, aguarda ansiosamente o término do processo de visto para atuar, profissionalmente, nos Estados Unidos. O empresário, do ramo de refrigeração e climatização, pretende ampliar a área de ação de sua empresa, a Giro Ar Condicionado. “Atualmente atendemos a Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas também fazemos trabalhos com parceiros em cidades do interior mineiro e em outros estados”, conta, empolgado. "Atuo em Minas Gerais, no Brasil e, em breve, no mundo".

A Giro Ar Condicionado foi criada em 2014, há oito anos, mas sua história começou muito antes, quando o jovem Dalison Rodrigues Silva resolveu concluir seus estudos por meio do Telecurso 2000, na Escola SESI Alvimar Carneiro de Rezende, em Contagem. “Logo após a formatura, comecei a minha vida profissional no setor de manutenção de sistemas de ar condicionado e refrigeração”, afirma, explicando, que na época não tinha nenhuma qualificação profissional na área na qual trabalhava. “Ao desempenhar minhas funções​, gostei do ofício”, pontuou, lembrando que, para obter crescimento dentro da empresa, além da experiência prática, era necessário ter qualificação profissional. "Foi quando comecei a procurar cursos específicos e optei pelo SENAI, uma das melhores escolas técnicas do país", esclarece.

Foi assim que ele se matriculou no curso de Qualificação Profissional em Mecânica e Manutenção de Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração. "Com essa formação, tive grandes ganhos teóricos e práticos”, afirma, contando que um deles foi a oportunidade de fazer o curso Técnico em Mecânico de Refrigeração. “Desta maneira, iniciei meu crescimento profissional", disse, ressaltando, que passou de auxiliar de demandas para instalador de sistemas e manutenção corretivas, trabalhando com sistemas de grande porte, como indústrias.

03.JPG

Seu crescimento profissional foi contínuo, e, da área operacional, migrou para o comercial e contábil. Com a confiança adquirida em anos de atuação no setor de climatização e refrigeração, em 2014 resolveu colocar em prática um sonho antigo: empreender. Assim, fundou a Giro Ar Condicionado.

Em 2015, o fato de ser dono de seu próprio negócio o incentivou a, mais uma vez, voltar às salas de aulas. O curso escolhido foi o Aperfeiçoamento Profissional em Práticas de Refrigeração. Sempre inquieto, em 2019 ele se inscreveu no curso Técnico em Refrigeração e Climatização, no SENAI Lagoinha, em Belo Horizonte.

“Tinha a expectativa de me formar em 2020. Mas, devido à pandemia do Covid-19, tivemos um período sem aulas, que logo foram retomadas, se adequando ao ensino remoto”, diz. A tão esperada formatura de Dalison Rodrigues Silva aconteceu em 2021. “Atualmente sou o principal responsável técnico de minha empresa”, afirma. “Minha vida se entrelaça com a FIEMG, por meio do SESI e do SENAI. Do Telecurso 2000, às certificações do SENAI, a instituição ajudou a trilhar meu caminho profissional", comenta, com a segurança e firmeza de quem teve uma boa educação.

Denise Lucas
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Barão de Cocais terá cursos gratuitos de capacitação

    Leia

  2. Programa Residência Industrial forma primeira turma com 33% dos alunos já contratados

    Leia

  3. Ainda dá tempo de garantir o seu futuro!

    Leia

  4. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  5. Fundação Renova oferece curso gratuito de Montagem e Desmontagem de Andaimes em parceria com o SENAI

    Leia

  6. Sindivest Vale do Aço debate: “Indústria 4.0 no setor de confecções, uma realidade tangível?”

    Leia

  7. CIT SENAI recebe visita de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Grande BH

    Leia

  8. Vencedores da Olimpíada do Conhecimento são recebidos na FIEMG

    Leia