Notícia

Energia solar cresce em Minas Gerais

Tema foi pauta na reunião do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG

O aumento das contas de energia e a facilidade da instalação do sistema fazem crescer o mercado de energia solar no país e em Minas Gerais. O ritmo acelerado de demanda aumenta a importância das empresas receberem um profissional qualificado, que vai produzir com mais eficiência e gerar mais competitividade para o setor. O assunto foi debatido na reunião do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG nesta quarta-feira, dia 10/07.

Para Paulo Roberto Henrique, presidente do colegiado, o Brasil é um país que possui potencial para que a energia fotovoltaica seja desenvolvida. “Nós ainda usamos de forma muito tímida. O uso das energias renováveis faz bem para o meio ambiente, além de reduzir os custos de produção”, diz.

Ênio de Oliveira, gerente do SENAI CETEL, apresentou para os membros do Conselho a palestra “Energia Solar Fotovoltaica e seus reflexos para a sociedade e para a indústria”.

 A Energia Fotovoltaica é a energia elétrica adquirida a partir de luz solar, e pode ser obtida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. Minas Gerais se destaca no cenário brasileiro quando o assunto é Energia Solar Fotovoltaica. A distribuição da radiação solar global diária média anual favorece o estado. Pode-se observar que a radiação varia entre 4,5 e 6,5 kWh/m²/dia. Os valores máximos ocorrem na região Norte de Minas Gerais.

De acordo com Oliveira, a demanda por painéis solares cresceu mais de 50% neste ano e a demanda por profissionais qualificados também.  

Sempre atento as demandas do mercado, o SENAI-MG, através do SENAI CETEL , oferece cursos na área de Energia Solar Fotovoltaica.

As capacitações estão direcionadas para aperfeiçoamento e qualificação: Aperfeiçoamento em Montador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica e Aperfeiçoamento em dimensionamento de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, ambos com duração de 16h. O curso de Montador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica está direcionado para a qualificação profissional, com carga horária de 160h. A ideia com essas modalidades de curso é atingir desde interessados no assunto, até quem já tem alguma experiência e precisa se aperfeiçoar. “Dessa forma conseguimos aperfeiçoar e qualificar toda a mão de obra necessária para a indústria”, informa o gerente.

Conheça os cursos oferecidos pelo SENAI CETEL.

SJJ_1252.JPG

Últimas notícias

  1. FIEMG Lab 4.0 dá início à aceleração das startups

    Leia

  2. Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas realizou seu primeiro curso em PAC

    Leia

  3. Empresas do setor mineral se reúnem para conhecer trabalho de startups

    Leia

  4. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  5. Programa Futuros Engenheiros forma 150 estudantes na RMBH

    Leia

  6. Dia do Panificador é celebrado pela AMIPÃO

    Leia

  7. FIEMG Lab 4.0 apresenta para a imprensa seu novo espaço

    Leia

  8. Programa Futuros Engenheiros certifica estudantes em Ipatinga

    Leia