Notícia

Ex-aluno do SENAI relembra trajetória e celebra Minas Trend

Expositor, estilista Rubens Ávila agradece à entidade pela formação profissional e comemora vendas

Aprendizado e vivência no SENAI, prêmio na Olimpíada do Conhecimento, "profecia" de uma vizinha, apoio da família e homenagem para a mãe. Momentos especiais que marcaram a vida de Rubens Ávila, de 34 anos, e trazem ótimas lembranças para o estilista que expôs uma coleção própria de vestidos de festa em um dos stands do 27º Minas Trend. Realizado na profissão, o ex-aluno do SENAI e belo-horizontino transborda gratidão à entidade, que despertou nele a paixão pelo mundo da moda.

"O SENAI para mim representa muita coisa. Tenho uma gratidão imensa, porque lá eu me tornei estilista, passando pelo setor industrial, desenho e costura. A todo aluno que me procura, indico o SENAI, porque lá aprendemos o que não encontramos nas faculdades", disse, orgulhoso.

Pela segunda vez, o estilista participou do maior salão de negócios da América Latina e comemorou os resultados. "A feira foi um sucesso. No primeiro dia, já batemos a meta de vendas. Agora, estamos planejando a entrega de tudo que vendemos".

Primeiros passos

Afeito a desenhar desde a infância, Ávila contou que ilustrava pessoas no papel com um olhar apurado para o vestuário: "eu caprichava nos detalhes da roupa". O talento de Ávila despertou a atenção de uma mulher que, segundo ele, "profetizou" a escolha profissional do ex-aluno do SENAI. "Quando eu era criança, uma vizinha chegou à minha casa e falou que eu seria estilista. Eu não sabia o que fazia um", pontua.

O pai de Ávila seguiu a "deixa" da vizinha e tratou logo de matricular o filho em um curso de desenho e o apoiou na atividade. Um tempo depois, em 2004, o estilista ingressou no SENAI em uma turma de 15 mulheres na modalidade industrial de corte e costura.

"No SENAI, eu me encantei com um mural que reunia desenhos de uma aluna que venceu a modalidade desenho de moda na Olimpíada do Conhecimento. Isso me inspirou a fazer o curso", contou. Incentivado por uma professora, Rubens começou o curso, conciliando-o com o de corte e costura, e se inscreveu na Olímpiada do Conhecimento em que foi campeão regional na categoria desenho de moda.

WhatsApp-Image-2022-04-22-at-16-41-19.jpeg

Novos caminhos e um sonho

Em 2019, o estilista criou uma marca própria, a Victoria, e deu início à confecção de vestidos de festa em uma fábrica no bairro Alto Barroca, em Belo Horizonte. "O nome é uma homenagem para a minha mãe. Uma mulher boliviana, guerreira, batalhadora e que criou dois filhos sozinha".

As peças, explica o estilista, têm como matéria-prima tules, pedrarias, miçangas, vidrilhos - strass e outros insumos. “Cada vestido leva cerca de 45 dias para ficar pronto e é bordado à mão”. Ao longo da sua trajetória no universo fashion, o estilista revela que sempre valorizou o rebuscamento e as cores dos seus produtos, inspirados no estilo Barroco mineiro.

Há 15 anos no mercado, Ávila conquistou clientes em diferentes regiões do país e faz deferência ao marido dele e fiel escudeiro nos negócios, Otávio Freitas. “Nada disso seria possível se eu não tivesse o Otávio, que é muito importante na empresa por viabilizar todos os negócios e trâmites”. Do SENAI para o Minas Trend, o estilista sonha em expor as suas peças em grandes centros da moda no mundo, como Paris e Milão.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. FIEMG busca fornecedores de materiais de higiene, limpeza e descartáveis

    Leia

  2. Barão de Cocais terá cursos gratuitos de capacitação

    Leia

  3. Programa Residência Industrial forma primeira turma com 33% dos alunos já contratados

    Leia

  4. Ainda dá tempo de garantir o seu futuro!

    Leia

  5. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  6. Fundação Renova oferece curso gratuito de Montagem e Desmontagem de Andaimes em parceria com o SENAI

    Leia

  7. Sindivest Vale do Aço debate: “Indústria 4.0 no setor de confecções, uma realidade tangível?”

    Leia

  8. CIT SENAI recebe visita de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Grande BH

    Leia