Notícia

Exposição do SENAI Modatec no Minas Trend traz as cores e o universo tropical do estilista Alceu Penna

Trabalhos serão expostos em espaço aberto ao público no Expominas

Entre os dias 9 e 12 de abril, quem for ao Minas Trend vai se surpreender com o colorido e com a criatividade da exposição apresentada pelos alunos do SENAI MODATEC sobre o estilista Alceu Penna. Sob coordenação do diretor-criativo do evento, Ronaldo Fraga, alunos de moda da instituição foram incentivados a decodificar o trabalho deste artista do início do século 20, um dos mais completos estilistas brasileiros. 

Ao todo, serão expostos 15 looks feitos a partir de desenhos do estilista, dispostos no saguão do pavilhão. Manequins flutuantes estarão dentro de uma piscina, recriando o universo de As Garotas, um dos principais trabalhos do estilista. “Esta é uma grande oportunidade de mostrar o potencial criativo dos alunos do SENAI MODATEC”, afirma Jorge Peixoto, diretor do SENAI Belo Horizonte MODATEC e CECOTEG. 

Nascido em Curvelo, no sertão de Minas Gerais, em 1915, Alceu Penna ganhou destaque internacional fazendo carreira como stylist, diretor criativo, ilustrador, cenografista e muito mais. Extremamente talentoso e criativo, foi trabalhar nos Estados Unidos, ocasião em que conheceu Carmen Miranda e sugeriu toda a renovação dos figurinos da cantora. A partir daí, sua carreira explodiu. Ele voltou para o Brasil e se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde veio a falecer em 1980.

Multitarefas, seu trabalho de maior expressão foi a seção As Garotas, publicado semanalmente na revista O Cruzeiro, do final da década de 1930 até meados da década de 1960. Representando moças jovens, na faixa dos 18 a 25 anos, As Garotas inauguram uma nova forma de representar a feminilidade ao valorizar mais sensualmente o corpo da mulher.
 

Como estilista, Alceu Penna assinou suas primeiras criações para shows e espetáculos teatrais, também na década de 1930, sendo responsável pelo figurino dos espetáculos do Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, além da decoração e das fantasias para bailes de carnaval. “Não queríamos fazer uma exposição com alguma marca de beachwear, pois isto não fazia sentido para Minas Gerais”, explica Fraga. “Escolhemos alguém que nasceu no sertão, mas que conquistou a praia e este cara foi o Alceu Penna”, diz.
 

Consultorias SENAI MODATEC no Minas Trend
   

Um dos maiores polos de geração e disseminação de conhecimento aplicados ao desenvolvimento da indústria no Brasil, o SENAI participa com um estande no foyer do Minas Trend. Durante os dias de evento, um time de profissionais da instituição estará à disposição dos expositores interessados em trabalhar soluções, aperfeiçoar processos e produtos em seus negócios nas mais diversas áreas, como gestão de marca, identidade visual, modelagem, planejamento.   O Minas Trend abre as portas para o público de 9 a 12 de abril com diversas atrações culturais, palestras e gastronomia.   

Últimas notícias

  1. FIEMG Lab 4.0 dá início à aceleração das startups

    Leia

  2. Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas realizou seu primeiro curso em PAC

    Leia

  3. Empresas do setor mineral se reúnem para conhecer trabalho de startups

    Leia

  4. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  5. Programa Futuros Engenheiros forma 150 estudantes na RMBH

    Leia

  6. Dia do Panificador é celebrado pela AMIPÃO

    Leia

  7. FIEMG Lab 4.0 apresenta para a imprensa seu novo espaço

    Leia

  8. Programa Futuros Engenheiros certifica estudantes em Ipatinga

    Leia