Notícia

FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

Acordo coletivo define soluções para a manutenção de empregos e pela subsistência das empresas

Com o objetivo de minimizar os impactos causados pelas chuvas que assolaram Sabará nas últimas semanas, colocando o município em situação de emergência, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Sabará (Sindimesa) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Sabará, com apoio da FIEMG, celebraram nesta terça-feira, 25/1, um acordo coletivo de trabalho. 

Na avaliação de Marconi Domingos Roque, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Sabará, é de extrema importância a realização desses acordos. “Veio em um momento oportuno, quando estamos acolhendo os trabalhadores que foram atingidos pelas enchentes e que não tiveram condições de voltar ao trabalho, de imediato”, pontua Roque, afirmando que esse tipo de mecanismo permite a garantia e a manutenção dos empregos, além de maior flexibilidade para as empresas nas relações de trabalho.  

De acordo com Patrícia Vinte Di Iório, presidente do Sindimesa, as empresas já vêm apresentando dificuldades no enfretamento da pandemia, e agora ficaram ainda mais combalidas com os estragos causados pelas chuvas. “Entendemos a gravidade da situação e buscamos uma solução que fosse a mais adequada para as partes envolvidas”, diz.  

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, participou da assinatura do acordo coletivo de trabalho e ressaltou a necessidade da criação ou mesmo a readequação de um local na cidade que possa se tornar um Distrito Industrial. “Precisamos de um local adequado e seguro para que possamos fomentar, de forma mais pujante, a economia de Sabará, trazendo mais investimentos para a região”, afirma.  

Segurança Jurídica

Este acordo coletivo de trabalho institui condições especiais, como antecipação de feriados, em que a empresa poderá, nos meses de janeiro e fevereiro, antecipar o gozo de feriados federais, estaduais e municipais, incluídos os religiosos; compensação de jornada em caráter extraordinário; garantia provisória do emprego ou indenização, entre outros pontos relevantes que trazem segurança jurídica para empregadores e empregados.  

Ações emergenciais 

A FIEMG, em parceria com o Sindimesa, doou 200 cestas básicas para o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Sabará, que fará a distribuição para os beneficiados nas próximas semanas.  

Profissionais do SENAI-MG auxiliaram na limpeza, conserto e manutenção do maquinário das empresas que sofreram com as enchentes.  

Galeria

Últimas notícias

  1. Barão de Cocais terá cursos gratuitos de capacitação

    Leia

  2. Programa Residência Industrial forma primeira turma com 33% dos alunos já contratados

    Leia

  3. Ainda dá tempo de garantir o seu futuro!

    Leia

  4. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  5. Fundação Renova oferece curso gratuito de Montagem e Desmontagem de Andaimes em parceria com o SENAI

    Leia

  6. Sindivest Vale do Aço debate: “Indústria 4.0 no setor de confecções, uma realidade tangível?”

    Leia

  7. CIT SENAI recebe visita de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Grande BH

    Leia

  8. Vencedores da Olimpíada do Conhecimento são recebidos na FIEMG

    Leia