Notícia

Futuro empresarial é 4.0

Integrantes do FIEMG Jovem participam de visita mediada e de workshop no SENAI 4.0, em Contagem

Fotos Sebastião Jacinto Júnior

O trainee do Grupo Algar, Gabriel Garcia Melgaço, se surpreendeu com o ar de modernidade do SENAI 4.0. “Tinha uma outra ideia do SENAI e percebi o quanto a instituição está pautada no futuro dos processos e na utilização de tecnologias como Robótica Avançada, dos Sistemas de Conexão Máquina-Máquina e da Internet das Coisas”, afirma o jovem de 28 anos. “A imersão no SENAI 4.0 foi uma experiência sensacional, pois pude mergulhar no ecossistema de inovação e tecnologia”, afirma Melgaço.

Ele e demais membros do Programa FIEMG Jovem tiveram a oportunidade, no dia 15/07, de fazerem uma visita mediada ao SENAI 4.0, em Contagem, e de participarem do workshop Design Thinking na Prática. “É um espaço que tem tudo para ser referência não apenas em Minas Gerais, mas também, em todo o Brasil", ressaltou.

O Programa FIEMG Jovem é presidido pelo empresário Matheus Pedrosa, que pontuou o privilégio de ter o SENAI 4.0 como inspiração na resolução de questões importantes do setor industrial. “O programa tem o objetivo de formar as lideranças que vão fazer o futuro da indústria”, ressaltou, reforçando, que o SENAI 4.0 é o cenário perfeito para as atividades do Workshop Design Thinking na Prática. “Nosso intuito foi trabalhar problemas antigos, que ganharam complexidade com o passar do tempo, com uma metodologia criativa, utilizando para isso a energia e a inventividade da juventude para resolvê-los”, afirmou.

O workshop foi conduzido por Luiz Santa Cecília, coordenador de design do SENAI Horto, que conta que o Design Thinking é utilizado em uma série de funções, como gerar integração entre os empregados de uma empresa e inovação. “A metodologia ajuda a organizar o processo criativo em uma ferramenta. Assim, conseguimos gerar inovação e soluções com os recursos da própria empresa”, explica.

Grazi Alves, head of customer success da Agência Life, patrocinadora do Programa FIEMG Competitiva, também participou da visita ao SENAI 4.0 e do workshop e aprova a iniciativa.
“O FIEMG Jovem é um programa que conserva os valores e perpetua a indústria, por meio da juventude”, disse Alves.

Confira aqui mais imagens da visita ao SENAI 4.0.

Denise Lucas

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Câmara de Metalurgia, Siderurgia e Mineração se reúne no CIT SENAI

    Leia

  2. Sindusfarq realiza trabalho conjunto por Centro de Referência Analítico

    Leia

  3. Alunos do SENAI são capacitados para conversão de antenas parabólicas

    Leia

  4. Conexão Aprendiz capacita jovens de 17 a 24 anos

    Leia

  5. Presidentes de sindicatos da Zona da Mata discutem assuntos de interesse da indústria local

    Leia

  6. Produção de Áudio e Vídeo e Programação de Jogos Digitais no SESIMINAS

    Leia

  7. CIT SENAI orienta sobre ferramentas de melhoria da injeção de alumínio

    Leia

  8. Robótica do SESI Minas Gerais amplia parcerias e ganho social

    Leia