Notícia

Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

Curso terá duração de 24 meses e é voltado para engenheiros, coordenadores, supervisores e gestores que atuam em indústrias

Com a chegada do 5G, profissionais de todos os setores produtivos têm se deparado com a necessidade de se prepararem para as mudanças oportunizadas por esta tecnologia, principalmente, para os desafios e possibilidades no âmbito do trabalho e das profissões, o que sinaliza para um aumento da demanda por profissionais cada vez mais qualificados. Na área industrial, a 5ª geração de comunicações móveis vai acelerar inovações, dando ainda mais autonomia às máquinas, o que irá gerar ganhos em produtividade e competitividade às empresas.

Cientes dessa realidade, o Inatel e o SENAI-MG se uniram para lançar um curso de pós-graduação em 5G aplicado à Indústria 4.0, inédito no país. O curso será híbrido com aulas síncronas (encontros ao vivo, transmitidas pela plataforma Microsoft Teams, ou similar) e aulas práticas presenciais (imersões), na unidade do SENAI 4.0, em Contagem, e no campus do Inatel, em Santa Rita.  As aulas síncronas ocorrerão três sábados por mês, de 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, conforme calendário do Inatel.

"A especialização em 5G aplicado à Indústria 4.0 vem suprir uma grande lacuna, trazendo conhecimentos relacionados à tecnologia de quinta geração e também de Internet das Coisas (IoT) atrelada aos conceitos da indústria atual. O diferencial do curso serão as imersões presenciais, realizadas ao longo do seu andamento, onde o aluno terá a possibilidade de praticar os conceitos aprendidos de forma prática", explica o professor Alexandre Baratella Lugli, que irá coordenar a nova pós-graduação.

Ricardo Aloysio e Silva, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG, salienta que "O 5G promoverá uma grande mudança na manufatura industrial, garantindo às fábricas mais autonomia, o que demandará profissionais altamente qualificados para atuarem em uma indústria cada vez mais conectada.". Destacou, ainda, que “Por meio das imersões os alunos poderão usufruir das infraestruturas do SENAI e do Inatel, além de promoverem networking”.

O curso terá duração de 24 meses e é voltado para engenheiros, coordenadores, supervisores e gestores que atuem em indústrias de todo o país. A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será opcional. As aulas terão início em agosto e o corpo docente é composto por mestres e doutores (90%).

Faça a sua inscrição! O investimento é de R$1.290 em 24 parcelas - empregados da FIEMG e egressos do Inatel terão 10% de desconto nas mensalidades.

Saiba mais neste link.

Fonte: Assessoria da Inatel

Últimas notícias

  1. Câmara de Metalurgia, Siderurgia e Mineração se reúne no CIT SENAI

    Leia

  2. Sindusfarq realiza trabalho conjunto por Centro de Referência Analítico

    Leia

  3. Alunos do SENAI são capacitados para conversão de antenas parabólicas

    Leia

  4. Conexão Aprendiz capacita jovens de 17 a 24 anos

    Leia

  5. Presidentes de sindicatos da Zona da Mata discutem assuntos de interesse da indústria local

    Leia

  6. Produção de Áudio e Vídeo e Programação de Jogos Digitais no SESIMINAS

    Leia

  7. CIT SENAI orienta sobre ferramentas de melhoria da injeção de alumínio

    Leia

  8. Robótica do SESI Minas Gerais amplia parcerias e ganho social

    Leia