Detalhe

Laboratório sobre rodas do SENAI fica em Contagem até o dia 19/9

No Lab Truck, o público aprende práticas da cultura maker

Lab Truck Tour está estacionado na Praça da Jabuticaba, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde fica até amanhã (19/09).O projeto da FIEMG e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) explora projetos de eficiência energética, para sensibilizar para a necessidade da inovação e do empreendedorismo tecnológico.

Instrutores do SENAI ensinam práticas da cultura maker e de arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única) em um Laboratório itinerante. 

É só chegar. As oficinas são gratuitas e as inscrições são abertas 20 minutos antes de cada curso. As vagas são limitadas e preenchidas conforme ordem de chegada.

Dentro do caminhão baú o que mais chama atenção é a impressora 3D. Os visitantes se impressionam com a ideia de pegar um objeto criado no computador e trazê-lo à realidade. “É uma tecnologia de sobreposição de camadas. Um filamento de polímero é aquecido e desce em milhares de camadas bem fininhas que resultam na peça planejada”, diz a analista de projetos Priscila Ferreira.

A meta do caminhão do SENAI é passar por oito regiões mineiras, com ação direta em 14 municípios. A Lab Truck Tour é uma ação de democratização da tecnologia e de suas possibilidades.

A ação colabora para a geração de um ecossistema inovador e criativo a partir das tecnologias de fabricação digital no Estado.

Democratização - A população, especialmente os jovens, terá acesso a conhecimentos relacionados à cultura maker e ao empoderamento para construção de soluções em eficiência energética por meio da prototipagem digital.

O estudante de mecatrônica Marcus Viníniusparticipou das oficinas em Montes Claros. “É uma oportunidade não só para nós estudantes, mas para toda a população conhecer as novas tecnologias”, diz.

Até o mês de dezembro serão realizadas até 56 oficinas. Em cada município são realizadas duas oficinas de sensibilização maker (com 15 vagas cada) e duas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de arduino (com 10 vagas cada).

As oficinas de sensibilização têm carga horária entre uma e três horas cada e as oficinas tecnológicas, aproximadamente 4hs.

O Lab Truck já passou por Governador Valadares, Montes Claros, Santa Rita do Sapucaí e Sete Lagoas. Em todas as cidades o caminhão está aberto para visitação do público em geral.

Confira o cronograma:

Contagem (17, 18 e 19 de setembro)

Belo Horizonte (20, 21 e 22 de setembro)

Nova Lima – Jardim Canada (24, 25 e 26 de setembro)

Juiz de Fora (27, 28 e 29 de setembro)

Ouro Preto (22, 23 e 24 de outubro)

Itabira (29, 30 e 31 de outubro)

Uberaba (8, 9 e 10 de novembro)

Betim (19, 20 e 21 de novembro)

Ipatinga (26, 27 e 28 de novembro)

Ribeirão das Neves (3, 4 e 5 de dezembro)

 

Galeria

Últimas notícias

  1. Industriais de Santa Luzia se mobilizam pelo SESI e SENAI

    Leia

  2. SENAI e Sinduscarne promovem curso de receitas gourmet durante a Superminas

    Leia

  3. 32ª Superminas chega ao fim nesta quinta, com volume de negócios estimado em R$ 1,86 bilhão

    Leia

  4. Edital de Inovação para a Indústria investiu mais de R$ 545 milhões em mil projetos inovadores

    Leia

  5. Indústria 4.0 para fomentar o desenvolvimento dos setores supermercadista e da panificação

    Leia

  6. Setores supermercadista e da panificação demonstram confiança durante abertura do Superminas 2018

    Leia

  7. FIEMG recebe representantes de consulados estrangeiros e câmaras de comércio internacional

    Leia

  8. SENAI promove cursos na área de panificação durante a Superminas

    Leia