Notícia

Laboratório sobre rodas do SENAI fica em Contagem até o dia 19/9

No Lab Truck, o público aprende práticas da cultura maker

Lab Truck Tour está estacionado na Praça da Jabuticaba, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde fica até amanhã (19/09).O projeto da FIEMG e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) explora projetos de eficiência energética, para sensibilizar para a necessidade da inovação e do empreendedorismo tecnológico.

Instrutores do SENAI ensinam práticas da cultura maker e de arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única) em um Laboratório itinerante. 

É só chegar. As oficinas são gratuitas e as inscrições são abertas 20 minutos antes de cada curso. As vagas são limitadas e preenchidas conforme ordem de chegada.

Dentro do caminhão baú o que mais chama atenção é a impressora 3D. Os visitantes se impressionam com a ideia de pegar um objeto criado no computador e trazê-lo à realidade. “É uma tecnologia de sobreposição de camadas. Um filamento de polímero é aquecido e desce em milhares de camadas bem fininhas que resultam na peça planejada”, diz a analista de projetos Priscila Ferreira.

A meta do caminhão do SENAI é passar por oito regiões mineiras, com ação direta em 14 municípios. A Lab Truck Tour é uma ação de democratização da tecnologia e de suas possibilidades.

A ação colabora para a geração de um ecossistema inovador e criativo a partir das tecnologias de fabricação digital no Estado.

Democratização - A população, especialmente os jovens, terá acesso a conhecimentos relacionados à cultura maker e ao empoderamento para construção de soluções em eficiência energética por meio da prototipagem digital.

O estudante de mecatrônica Marcus Viníniusparticipou das oficinas em Montes Claros. “É uma oportunidade não só para nós estudantes, mas para toda a população conhecer as novas tecnologias”, diz.

Até o mês de dezembro serão realizadas até 56 oficinas. Em cada município são realizadas duas oficinas de sensibilização maker (com 15 vagas cada) e duas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de arduino (com 10 vagas cada).

As oficinas de sensibilização têm carga horária entre uma e três horas cada e as oficinas tecnológicas, aproximadamente 4hs.

O Lab Truck já passou por Governador Valadares, Montes Claros, Santa Rita do Sapucaí e Sete Lagoas. Em todas as cidades o caminhão está aberto para visitação do público em geral.

Confira o cronograma:

Contagem (17, 18 e 19 de setembro)

Belo Horizonte (20, 21 e 22 de setembro)

Nova Lima – Jardim Canada (24, 25 e 26 de setembro)

Juiz de Fora (27, 28 e 29 de setembro)

Ouro Preto (22, 23 e 24 de outubro)

Itabira (29, 30 e 31 de outubro)

Uberaba (8, 9 e 10 de novembro)

Betim (19, 20 e 21 de novembro)

Ipatinga (26, 27 e 28 de novembro)

Ribeirão das Neves (3, 4 e 5 de dezembro)

 

Galeria

Últimas notícias

  1. CIT SENAI FIEMG recebe comitiva de Mato Grosso

    Leia

  2. Imprensa destaca inscrições abertas para cursos técnicos do SENAI como oportunidade

    Leia

  3. Mining Hub: últimos dias para inscrição para o primeiro ciclo de aceleração do mining start

    Leia

  4. #emfrenteminas

    Leia

  5. Cursos Técnicos do SENAI estão com matrículas abertas

    Leia

  6. Cursos Técnicos do SENAI estão com matrículas abertas

    Leia

  7. FIEMG apresenta medidas para melhoria do ambiente de negócios no Brasil

    Leia

  8. Economia Circular finaliza fase de visitas técnicas

    Leia