Notícia

Parceria entre SENAI e Prefeitura de Bicas oferece curso de Qualificação em Costureiro Industrial

Solenidade marca o retorno dos cursos do SENAI em Bicas visando a capacitação de mão de obra na cidade

O dia 17 de novembro foi marcante para a população de Bicas, pois foi realizada na cidade uma solenidade para registar o retorno dos cursos do SENAI ao município depois de muitos anos. O evento contou com a participação de autoridades políticas, civis, militares e eclesiásticas do município, de representantes do SENAI e da comunidade em geral, como parentes de ex-funcionários que atuaram na escola que a rede ferroviária mantinha na cidade em parceria com o SENAI no passado.

O curso oferecido será o de Qualificação em Costureiro Industrial (carga horária de 160 horas), com duas turmas de 20 alunos cada, oferecidas nos turnos da manhã e tarde. A estrutura e maquinário para a ministração das aulas do SENAI foi montada num galpão do Parque de Exposições da cidade e a unidade responsável pelo curso é a de Juiz de Fora. Estiveram presentes no evento o gerente regional SESI/SENAI da Zona da Mata, José Roberto Schincariol; o gerente do SENAI JF, Vander Montesse; o supervisor técnico, Albert Figueiredo Costa; e a instrutora responsável pela ministração do curso, Flávia Sandim.

As aulas começaram no dia 17 mesmo e a iniciativa foi possível devido a uma parceria estabelecida entre o SENAI e a Prefeitura de Bicas, representada pelo prefeito Helber Marques Corrêa e o secretário de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Marco Antônio Marques de Oliveira. Trata-se de uma demanda antiga da cidade e a comunidade ansiava pela retomada dos cursos do SENAI em Bicas, uma vez que mais de 70% da população já teve um familiar ferroviário e/ou aluno do antigo SENAI.

De acordo com Vander Montesse, existe a perspectiva da abertura de novas turmas ao término destas e também da realização de outros cursos profissionalizantes. Os alunos foram selecionados pela Secretaria de Assistência Social de Bicas. Segundo a Prefeitura, muitas questões foram analisadas, desde a viabilidade da parceria com o SENAI; o levantamento da demanda do setor produtivo local; a escolha do local do curso até o processo de inscrição dos interessados. Cada item foi muito bem discutido para que pudesse ser oferecido o melhor para a população.

Além da capacitação de todos esses profissionais, o curso ainda possibilitará uma importante ação social, pois todas as peças fabricadas serão doadas para a população mais carente do município.

 

 Curso-vestu-rio-Bicas-5.jpeg 

Últimas notícias

  1. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  2. Minascon: estrutura de palitos aguenta 50kg e vence concurso 'A Ponte'

    Leia

  3. Centro 4.0: universitários visitam complexo de tecnologia da FIEMG

    Leia

  4. Uma oportunidade de conhecer quem prepara a melhor mão de obra do estado

    Leia

  5. Sindimalhas atua na qualificação da indústria têxtil mineira

    Leia

  6. Câmara da Indústria do Vestuário da FIEMG discute tendências do setor

    Leia

  7. CIT SENAI participa de simpósio na Colômbia

    Leia

  8. Uma oportunidade de conhecer quem prepara a melhor mão de obra do estado

    Leia