Notícia

Programa Residência Industrial forma primeira turma com 33% dos alunos já contratados

Parceria entre FIEMG/IEL e Una, com apoio do UniBH, capacita universitários com experiência prática nas indústrias

A formatura dos 30 alunos da primeira turma do Programa Residência Industrial, nesta terça-feira (17), na sede da FIEMG, veio permeada de uma das melhores notícias para os universitários participantes: um terço deles concluem a capacitação empregados. Realizado pela FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com parceria da Una e apoio do UniBH – exclusivo para alunos da Ânima Educação em Minas Gerais –, o programa promove uma vivência que garante ao estudante conhecimento, interação e prática no ambiente industrial.

Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe apontou, ao discursar na formatura, que a integração academia e indústria está sendo possível graças à visão do reitor Rafael Ciccarini, possibilitando aos estudantes chegarem ao mercado mais maduros. “Esse tipo de iniciativa é uma visão de futuro em que ganham o setor produtivo e os alunos. No SENAI, mais de 80% dos estudantes já saem empregados”, evidenciou Roscoe.

Para Rafael Ciccarini - reitor da Una e Uni-BH e diretor de Operações Regionais de MG, GO e RJ -, “quando encontramos o parceiro certo, as coisas acontecem. Esse programa Residência Industrial exemplifica o quão longe podemos ir contribuindo com a formação de alunos, por meio do desenvolvimento de habilidades necessárias para trilharem uma carreia de sucesso. Eu mesmo consegui meu primeiro estágio, em Brasília, através do Euvaldo Lodi”.

Talento

Após apresentação da Orquestra Musicop, patrocinada pela FIEMG, no começo da cerimônia, o maestro Felipe Magalhães falou aos formandos sobre a “Parábola dos Talentos”, na qual um homem distribui talentos a três discípulos, de acordo com seus desempenhos. A um deles são dados cinco talentos, a outro, dois, e, ao terceiro, um.

O primeiro investiu os talentos recebidos, dobrando sua quantidade para 10. O segundo fez o mesmo, alcançando quatro talentos. E o terceiro enterrou o talento com o qual foi presenteado, na ânsia de protegê-lo, sem, no entanto, conseguir multiplicá-lo. “Talento tem que ser desenvolvido. Cabe a nós investir nos nossos talentos e devolvê-los à sociedade”, aconselhou o maestro.

Superintendente do IEL e presidente do P7 Criativo, Gustavo Macena comemorou o sucesso da iniciativa, ressaltando a contratação de 33% dos participantes. “Enquanto trabalhamos para que a indústria seja mais humana e robótica, atuamos para que os humanos sejam mais humanos”, destacando a importância da unidade, da interação e da valorização dos diferentes talentos.

Diretora da Una, Ana Carolina Miranda Sarmento ponderou que um dos pilares da instituição de ensino é a empregabilidade: “Nesta parceria, a FIEMG nos dá a oportunidade para que os alunos conheçam o sistema produtivo. O que importa é essa vivência, na prática, que desenvolve o profissional”.

Empresas madrinhas

Um dos formandos a discursar, Mateus Diomar Souza, que teve como empresa madrinha a MRS, falou sobre gratidão e revelou, emocionado, que estava entre os alunos contratados ao final da capacitação. Além da MRS, Banco do Brasil, Dasein, Delp Engenharia, FIEMG, Hypofarma, Siamig, Samarco, Sistema Educacional Primeiros Passos, Trena Consultoria, 3A Digital e IDG Engenharia foram empresas madrinhas do projeto.

Aluna de Gestão de RH na Una Cristiano Machado, Vitoria Ingridy Cavalcante Dutra é mais uma entre os formandos contratados. “O Programa Residência Industrial foi fundamental na minha carreira. Além de me dar a oportunidade de estágio na minha área na graduação, me encaminhou para a contratação e hoje sou efetiva na FIEMG. Só tenho a agradecer, por todo o conhecimento que essa parceria me proporcionou”, disse ela.

“Participar do Programa Residência Industrial foi uma oportunidade de capacitação única e incrível. Pude conhecer e desenvolver práticas que me auxiliaram a reforçar valores e propósitos e a melhorar as minhas entregas ao longo da jornada na empresa”, disse a formanda Júlia Amany Borges, estudante de Pedagogia na Una Aimorés.

Clique aqui e veja mais imagens do evento.

Últimas notícias

  1. Conselheiros do SESI/SENAI/IEL conhecem Centro 4.0

    Leia

  2. Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

    Leia

  3. FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais

    Leia

  4. Confira neste episódio do podcast, as vantagens do ensino semipresencial

    Leia

  5. FIEMG realiza treinamento com trabalhadores do segmento de rochas

    Leia

  6. Federação mineira busca fornecedores

    Leia

  7. Tecnologia brasileira para apoiar desenvolvimento da África Ocidental

    Leia

  8. IEL e FIEMG lançam 12ª edição do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros

    Leia