Notícia

Projeto Marca Coletiva fortalece indústria de vestuário no Centro-Oeste de MG

Tema de palestra no Minas Trend, iniciativa é implementada em Divinópolis e valoriza a cultura local

Fotos: Vivi Martinelli

Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, sempre foi conhecida como um dos polos da moda no estado. A cidade recebeu, há cerca de dois anos, o projeto de Marca Coletiva, coordenado pelo IEL/FIEMG Competitiva em parceria com o Sindicato das Indústrias de Vestuário de Divinópolis (SINVESD), para ampliar a percepção do valor do vestuário no município. O case foi tema de uma palestra de Cristiane Araújo, do Centro de Design SENAI Horto, no terceiro dia do Minas Trend.

Cristiane contou que a iniciativa foi concebida a partir da percepção da crescente concorrência dos produtos fabricados em Divinópolis com os oriundos da China. A situação pôde ser constatada em entrevistas e sondagens junto a empresários, lojistas e influenciadores.

Diante desse cenário, contou a palestrante, foram traçadas estratégias que convergissem para a "valorização da vocação de Divinópolis, elevando a competitividade das fábricas que trabalham com a verdadeira produção local", disse a palestrante. A região reúne cerca de 300 empresas especializadas em confecção, estamparia, lavanderia, facção e outros.

Na visão da palestrante, com a Marca Coletiva, será possível facilitar a entrada de produtos em novos mercados, estimular a organização de grupos produtivos locais, valorizando a cultura regional. Cristiane Araújo explicou que o projeto é baseado em alguns pilares fundamentais. Entre eles, estão a estratégia de branding, planejada para agregar valor às peças da indústria de vestuário, despertando o interesse do consumidor, implementação do marketing 4.0 e a criação de identidade visual.

"É de extrema relevância conhecer o mercado. Assim, conseguimos elaborar ações mais assertivas e tomar decisões mais conscientes, ampliando a competitividade", ressaltou.

Clique aqui e saiba como foi o 27º Minas Trend

Rafael Passos
Imprensa FIEMG 

Últimas notícias

  1. Conselheiros do SESI/SENAI/IEL conhecem Centro 4.0

    Leia

  2. Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

    Leia

  3. FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais

    Leia

  4. Confira neste episódio do podcast, as vantagens do ensino semipresencial

    Leia

  5. FIEMG realiza treinamento com trabalhadores do segmento de rochas

    Leia

  6. Federação mineira busca fornecedores

    Leia

  7. Tecnologia brasileira para apoiar desenvolvimento da África Ocidental

    Leia

  8. IEL e FIEMG lançam 12ª edição do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros

    Leia