Notícia

SENAI Uberlândia oferece curso técnico de formação para instalação de equipamentos de energia solar fotovoltaica

Conteúdo foi ministrado através de uma parceria entre Sindmetal, Sinduscon-TAP e SENAI

O curso realizado pelo SENAI Dr. Celso Charuri é fruto de uma parceria entre o Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia) e o Sinduscon-TAP (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) por se tratar de uma temática que atende os dois setores. O foco do curso foi formar mão de obra qualificada para a instalação de equipamentos para energia solar fotovoltaica através de 40 horas de treinamento com etapas conceituais e práticas.

A parceria do FIEMG Competitiva com os sindicatos citados viabilizou a participação de 10 alunos de 7 empresas associadas no curso que foi ministrado entre os dias 28 de junho e 10 de julho. Este tema segue em uma crescente na cidade de Uberlândia, visto que o município está protagonizando o 1º lugar do ranking nacional no que se refere a geração de energia solar segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Segundo o instrutor do curso, Moisés do Nascimento Carvalho, o conteúdo técnico foi apresentado de forma teórica e também prática. “Inicialmente nós mostramos para os alunos como é o dimensionamento do sistema fotovoltaico, qual o cálculo correto de consumo da unidade consumidora, na sequência nós falamos do processo de homologação, quem são os profissionais envolvidos neste processo, qual a documentação necessária junto com a concessionária local, posto isso, nós apresentamos de forma detalhada cada equipamento que é utilizado no sistema fotovoltaico, como os módulos fotovoltaicos, os conversos fotovoltaicos, etc. E no final do curso, nós fizemos as práticas de montagem dos sistemas.” afirmou o engenheiro eletricista.

curso-3.JPG

Para Pedro Casasanta, analista do IEL e responsável pelas tratativas do FIEMG Competitiva junto aos sindicatos da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, o assunto tem relevância diferenciada na região do triângulo mineiro: “Temos acompanhado a criação de fazendas de energia solar para a geração de energia limpa. Esta matriz energética é o futuro para as indústrias, que precisam reduzir

os custos com a energia utilizada na industrialização, assim, é importante o Sindmetal já se preocupar com a capacitação da mão de obra para o setor.”

Matheus Henrique Marconi, que participou como aluno do curso, frisou que em especial as informações da parte prática foram de muita importância para sua vivência profissional. “Eu já trabalho com GD (geração distribuída) há 3 anos, com isso, a parte prática para mim foi a mais importante, o conteúdo ministrado foi de excelente qualidade, e com isso, tirarei muito proveito em meu dia a dia.”

Confira as demais ações do FIEMG Competitiva em parceria com a FIEMG Regional Vale do Paranaíba em CLIQUE.

Últimas notícias

  1. Aprimore suas habilidades na área de audiovisual

    Leia

  2. Governo de Minas assina parceria com FIEMG e SENAI para aumentar a empregabilidade dos mineiros

    Leia

  3. Ministério da Defesa quer ampliar parcerias com a indústria mineira

    Leia

  4. Indústria 4.0: como a revolução digital transforma a sua vida

    Leia

  5. SENAI Visconde do Rio Branco promove campanha do agasalho

    Leia

  6. Tradicional e afetivo, arroz doce poderá ser encontrado nas prateleiras dos mercados em breve

    Leia

  7. SENAI-MG marca presença em encontro que discute o futuro da logística

    Leia

  8. Projeto da ABGD "Road Show Huawei Solar" chega a Beagá com a parceria da FIEMG

    Leia