Notícia

Tecnologia do SENAI de Minas Gerais é usada em simulações para fortalecer segurança virtual no Brasil

Exercícios realizados em Sete Lagoas visam a proteger de hackers cenários como estações de tratamento de água, sistemas de energia e transporte ferroviário

Nestes tempos em que ataques virtuais são ameaça constante às economias ao redor do mundo, tecnologias desenvolvidas pelo SENAI de Minas Gerais estão ajudando o Brasil a proteger a segurança cibernética de cenários como estações de tratamento de água, sistemas de energia e transporte ferroviário. Até esta sexta-feira (8/10), o maior exercício de defesa cibernética do Hemisfério Sul, batizado de “Exército Guardião Cibernético 3.0”, é realizado, simultaneamente, no SENAI de Sete Lagoas, no Hub Brasília (Hub BSB): ComDCiber e no Hub São Paulo (Hub SP).

As simulações, que contam com a participação do Exército, por se tratar de uma questão de segurança nacional, ocorrem pela terceira vez - por isso o 3.0 no nome do projeto. O gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria do SENAI, Ricardo Aloysio, ressalta o protagonismo deste treinamento, em especial, que adota propriedades da Indústria 4.0, com o emprego da Internet das Coisas (IoT).

Rede mais robusta

“Montamos todos esses três cenários de ataque e duas empresas forneceram o cenário de proteção. As tecnologias de IoT são 100% fornecidas pelo SENAI de Minas. Esse trabalho torna a segurança cibernética mais robusta, aprimora as ferramentas do país para evitar que ataques de hackers possam parar uma estação de tratamento de água ou provocar um apagão na rede elétrica”, pondera Aloysio.

A participação precursora do SENAI Minas Gerais, avalia o gerente, favorece o ganho de reconhecimento da expertise da entidade na área, da tecnologia de ponta que desenvolve.

Últimas notícias

  1. Outubro Rosa: muito além do câncer de mama

    Leia

  2. Estão abertas as inscrições para a Aprendizagem Industrial 1º semestre de 2022 do SENAI

    Leia

  3. SENAI-MG ainda tem mais de 6 mil vagas para o Trilhas de Futuro

    Leia

  4. Vagas para Técnico de Segurança do Trabalho

    Leia

  5. Abertas as inscrições para cursos técnicos em Mecânica e Eletrotécnica

    Leia

  6. Futuros engenheiros mais preparados para o mercado de trabalho

    Leia

  7. Governo abre 72 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional no SENAI Barbacena

    Leia

  8. Ainda dá tempo de se inscrever no Trilhas de Futuro

    Leia