Notícia

Trabalhando o presente para alçar voos altos no futuro

Projeto da RHI Magnesita, em parceria com SESI, altera a trajetória de vida de jovens de Contagem

“No início, éramos trinta jovens com personalidades, talentos, ambições e grandes sonhos. No decorrer de cada etapa, nossos caminhos foram alinhados às metas que devemos cumprir para alcançarmos nossos objetivos”, conta Thalyta Gidiane.  

Gidiane é uma das alunas do projeto Construindo o Futuro, uma iniciativa da empresa RHI Magnesita. O piloto foi implantado, em parceria do SESI, por meio da Gerência de Responsabilidade Social, e da Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem, em agosto de 2019. “Durante nossa trajetória fomos estimulados a olharmos para dentro de nós e percebermos nossos pontos de melhorias e, também, nossos talentos”, ressalta a jovem de 20 anos, que cursa o 5º  período de Pedagogia na Universidade Única.  

A iniciativa Construindo o Futuro é dividido em etapas: Projeto de Vida, em que foram propostas atividades nas áreas de Educação e Desenvolvimento da Juventude, e Capacitação, em parceria com o SENAI Contagem, com foco em habilidades de Aprendizagem Industrial em Processos Administrativos. Por meio delas, 30 jovens, entre 17 e 24 anos, do município da RMBH, tiveram acesso, além de uma formação de qualidade que resultará em suas entradas no mercado de trabalho, a um acompanhamento psicossocial, que os permitirá ter mais segurança para se tornaram protagonistas de seus próprios destinos.

Lucilla Soledade Matoscorporate communication da empresa RHI Magnesita, conta que os primeiros encontros com os jovens foram uma mistura de sentimentos. Eles, buscando conhecimento e uma mão que os guiassem, e ela, representando a oportunidade do início de uma nova trajetória. “Como se fosse um caderno limpo, novo e vazio, para que cada um pudessem escrever a sua história”, disse Matos, lembrando que, no início do projeto, todos foram estimulados a escreverem diários para registrarem seus processos internos.     

Para que a turma pudesse experiênciar a rotina de trabalho, a empresa reformou três salas da instituição Casa de Apoio à Criança e Adolescente de Contagem. “Nelas, os jovens têm acesso a computadores e a internet, podendo colocar em prática todo o aprendizado”, explica Barbara Joncew Schmitz, gerente de Comunicação das Américas da RHI Magnesita.   

4.jpg

A etapa Projeto de Vida teve seu encerramento dia 12/02, por meio de uma reunião on-line, em que os jovens apresentaram seus planos para o futuro, desenvolvidos durante as atividades da iniciativa. Alessandra Rigueira, analista da Gerência de Responsabilidade Social do SESI, conta que essa etapa foi desenvolvida pela instituição tendo como base temas transversais, como Mundo do Trabalho e Carreira, Inteligência Emocional e Habilidades Cognitivas para que os alunos tivessem subsídios para a elaboração do seu projeto. “Com o término deste ciclo, o SESI encerra sua participação nas capacitações, ficando com a responsabilidade da gestão operacional”, afirma a analista.

Mas a participação da FIEMG não terminou e a Federação mineira continua a apoiar o desenvolvimento desses jovens, por meio da etapa de Capacitação, que será executada pelo SENAI Contagem.

Thalyta Gidiane, em nome dos demais alunos, só agradece. “O projeto Construindo o Futuro não apenas nos ofereceu a oportunidade de qualificação e de ingresso no mercado de trabalho, também foi um divisor de águas em nossas vidas, mudando nossas trajetórias”.

A futura pedagoga pretende, após a graduação, fazer uma especialização em psicopedagogia. Seu intuito, é retribuir, para a sociedade, o que um dia recebeu do projeto Construindo o Futuro: “Quero impactar a sociedade com meu conhecimento, servindo as pessoas, motivando, treinando e as auxiliando em suas dificuldades de aprendizado”, afirma Gidiane.   

E alguém tem dúvidas da capacidade e potencial dela e dos demais jovens de alterarem, de maneira positiva, a sociedade? Aguardem e confiem.  

Últimas notícias

  1. Aprendizado e solidariedade marcaram os últimos 12 meses de trabalho da FIEMG

    Leia

  2. SENAI prorroga prazo de inscrições para Cursos Técnicos 2021

    Leia

  3. Últimos dias para garantir a sua oportunidade no mercado de trabalho

    Leia

  4. CIT SENAI e grandes indústrias se unem para pesquisar aços de terceira geração

    Leia

  5. FIEMG 88 anos

    Leia

  6. FIEMG completa 88 anos em sintonia com a sociedade

    Leia

  7. Para o futuro da indústria, o presente precisa focar na inovação

    Leia

  8. Curso técnico do SENAI é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho

    Leia