Notícia

Uma oportunidade de conhecer quem prepara a melhor mão de obra do estado

Quatro unidades da Zona da Mata realizaram o Mundo SENAI 2021, que neste ano foi voltado para empresários

O SENAI-MG, considerada uma das maiores instituições de ensino técnico do país, abriu suas portas para que os empresários pudessem conhecer, de perto, suas dependências, infraestrutura e tecnologias que lá são desenvolvidas. Esta foi a 13ª edição do Mundo SENAI e, neste ano, o evento foi realizado no dia 11 de novembro, sendo voltado estrategicamente para a participação somente de indústrias.

O objetivo foi mostrar aos participantes a atuação do SENAI, seus produtos, as soluções disponíveis para as demandas industriais e as novas tecnologias, através de visitação e workshops. Foram 20 unidades participantes em todo os estado. Na Zona da Mata, o Mundo SENAI foi realizado nas escolas de Cataguases, Juiz de Fora, São João del-Rei e Ubá.

Em Juiz de Fora, evento aconteceu no CIDT "Luiz Adelar Scheuer", que funciona na Barreira do Triunfo. A programação contou um workshop sobre Indústria 4.0 (ministrado pelo instrutor de Eletroeletrônica, Carlos Henrique Teixeira Monteiro), visitação à unidade, apresentação da infraestrutura de laboratórios e das oficinas e um lanche de confraterização.

De acordo com o gerente Vander Montesse, “um grande destaque foi o SENAI Lab, um ambiente com tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como por exemplo impressões 3D, corte laser, internet industrial das coisas, usinagem computadorizada e processos de melhoria produtiva utilizando sistemas de monitoramento de equipamentos”, disse.

Também foram apresentadas as soluções oferecidas pelo SENAI em suas diversas áreas: Educação Profissional, Consultorias em Processo Produtivo e Serviços Técnicos e Tecnológicos. Importantes empresas de Juiz de Fora participaram do evento, como Malhas Keeper, Serval, Gomes Metalúrgica, Cofercil, Mendes Júnior, Webtec Brasil, Castor Minas- Rio e ERT Uniformes.

Já na unidade SENAI de Ubá, o gerente Cláudio Bellose recepcionou empresas como Sier Móveis, Itatiaia, Valdemóveis, JCM Movelaria, Corbelli, Estofados Nova América, entre outras. Foi realizada uma apresentação da escola e os convidados foram levados para um tour nas oficinas, encerrando o evento com um coquetel.

Programações similares aconteceram no SENAI Cataguases, sob a liderança do gerente Cláudio Rutz, e no SENAI São João del-Rei, com a gerente Fernanda Teixeira. “Trata-se de um momento muito importante de integração entre a comunidade industrial e as escolas. Os empresários precisam saber o que o SENAI oferece em termos de soluções tecnológicas e capacitação de mão de obra. Temos uma grande ferramenta de ensino profissional à disposição de nossas indústrias”, ressalta o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Castro, que não pode participar do evento por estar em missão empresarial à Expo Dubai, nos Emirados Árabes.

MUndo-Senai-Cataguases-4.jpeg

Últimas notícias

  1. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  2. Minascon: estrutura de palitos aguenta 50kg e vence concurso 'A Ponte'

    Leia

  3. Parceria entre SENAI e Prefeitura de Bicas oferece curso de Qualificação em Costureiro Industrial

    Leia

  4. Centro 4.0: universitários visitam complexo de tecnologia da FIEMG

    Leia

  5. Sindimalhas atua na qualificação da indústria têxtil mineira

    Leia

  6. CIT SENAI participa de simpósio na Colômbia

    Leia

  7. Câmara da Indústria do Vestuário da FIEMG discute tendências do setor

    Leia

  8. Inscrições para o concurso “A Ponte” estão abertas até o dia 18 de novembro

    Leia