Notícia

SINDIEXTRA e FEAM promovem seminário para debater gestão de barragens

Experiência tecnológica da Holanda na área foi um dos focos do evento

O caminho para a solução de problemas e a prevenção de tragédias passa pela aplicação de uma engenharia correta, desde o seu conceito, passando pelo projeto, construção e manutenção das obras, segundo o presidente do SINDIEXTRA, José Fernando Coura. Durante abertura do I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens, promovido pelo sindicato e pelo Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Coura reforçou que aprimorar tecnologias é fundamental para evitar acidentes em barragens e desenvolver o setor de mineração.  

Os avanços e desafios tecnológicos na gestão de barragens foi o foco do evento, que foi realizado no auditório do CREA/MG, em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25/01. Além de discussões sobre construção e operação de barragens e apresentações de equipamentos e soluções tecnológicas para disposição de rejeitos, monitoramento e controle de barragens, o seminário mostrou a experiência holandesa em tecnologia de gestão dessas construções. 

Dez representantes de empresas holandesas que trabalham com esse tipo de estrutura falaram sobre suas experiências no monitoramento, modelagem e processamento de dados, avaliação de riscos e tomada de decisão, disposição de rejeitos, dragagem e desaguamento. 

A Holanda, de acordo com o embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Hans Peter, possui sólida experiência e conhecimento na gerência de águas e de barragens. “Metade do país está localizado abaixo do nível do mar, e sem a construção de diques, não é possível sobreviver”, afirmou.

 

Últimas notícias

  1. Professor Clóvis de Barros Filho aborda Inovação na FIEMG

    Leia

  2. 6 dicas para se sair bem na prova do programa de Aprendizagem Industrial

    Leia

  3. Defesa de interesses na pauta do encontro da Câmara da Indústria de Metalurgia, Siderurgia e Mineração

    Leia

  4. Selecionadas as 50 Startups que serão aceleradas no FIEMG Lab 4.0

    Leia

  5. Capacitação para o setor audiovisual

    Leia

  6. Ensino básico é o futuro do país

    Leia

  7. Inscrições abertas para o Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  8. SENAI abre inscrições para curso de Aperfeiçoamento Profissional em PAC

    Leia