Notícias

Educação Profissional do SENAI-MG é referência no exterior

Missão da Costa do Marfim em Minas Gerais teve como objetivo conhecer a infraestrutura e sistema de ensino da entidade

Durante três dias, representantes do governo e instituições educacionais da Costa do Marfim tiveram a oportunidade de conhecer de perto a metodologia do ensino e a infraestrutura das unidades do SENAI-MG.  O país africano passa por um processo de reestruturação econômica e cultural, e tem focado seus esforços de mudanças principalmente na educação.  

“Investir em educação significa criar oportunidades para as empresas e milhões de cidadãos. Significa, igualmente, investir no futuro, no Brasil e na Costa do Marfim”, disse o presidente em exercício do Teodomiro Diniz Camargos, que recebeu a delegação.

No início deste ano, o Banco Mundial abriu uma concorrência e solicitou ao SENAI – Departamento Nacional, uma proposta para apoiar a reforma do sistema de Educação Profissional do país, que indicou o SENAI MG, em virtude de sua expertise em projetos de transferência de tecnologia de ensino realizados em Moçambique e Jamaica.

As visitas aconteceram no período de 02 a 04/07 , e além de conhecer a infraestrutura das unidades, laboratórios, equipamentos, modelos pedagógicos e modalidades de ensino, a delegação pôde ver também como indústria e a entidade andam lado a lado no processo de formação de profissionais. “O curso de Ferramentaria oferecido pelo SENAI é o melhor que temos no Brasil”, conta Mário Lima, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Aethra.  O curso de Aprendizagem Industrial em Ferramentaria é feito em parceria com a empresa e os estudantes aprendem pelo Sistema DUAL, onde a parte teórica é dada em sala de aula e a prática nas dependências da indústria. “Nós acompanhamos de perto todo o trabalho. Os alunos chegam aqui com uma noção de realidade da empresa”, explica Mário.

Bouedy Phillippe, Conselheiro Técnico da Secretaria de Estado de Educação Técnica e Treinamento, e chefe da delegação, considera a missão muito importante, pois se trata de um novo processo de aprendizagem para a Costa do Marfim: “Precisamos fazer um verdadeiro sistema de aprendizagem para os jovens, e encontramos no SENAI escolas bem equipadas e programas bem adaptados para as empresas e isso é que é necessário para desenvolver nosso país”, avalia.  Konate Kassoum, Secretário Geral do Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional, acredita que a Costa do Marfim encontrou no SENAI MG o exemplo que estava procurando “Estou muito satisfeito. A parceria com o SENAI vai nos permitir lançar uma formação profissional e poderemos realmente fazer muitas coisas boas”, afirma.

Para Araken Namorato, coordenador no SENAI MG, a visita fui muito bem sucedida, pois a delegação teve a oportunidade de entender como a entidade atua no estado. “A conversa com os empresários foi muito positiva, pois ilustrou que o trabalho que fazemos está diretamente ligado à indústria”, conta. Outro fator positivo é que Brasil e Costa do Marfim são países culturalmente e economicamente semelhantes, com problemas econômicos similares, e que diante das adversidades que o país enfrente, SENAI MG é um modelo de sucesso. “É o que eles procuram”, conclui o coordenador.

Os marfinenses conheceram as unidades as unidades do SENAI do complexo Horto - CETELMODATEC, CEGOTEC e Centro Automotivo, o Centro de Inovação e Tecnologia CIT SENAI FIEMG, situados em Belo Horizonte, o  SENAI Euvaldo Lodi, em Contagem e o SENAI Sete Lagoas – Fundação Zerrenner, que fica em Sete Lagoas.

Clique aqui e confira imagens da visita.

 

 

Últimas notícias

  1. Minas é ouro em seletiva para a WorldSkills

    Leia

  2. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina nesta sexta-feira, 20/07

    Leia

  3. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  4. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  5. Futuros Engenheiros mais preparados para o mercado de trabalho

    Leia

  6. Programa Futuros Engenheiros qualifica mais 58 estudantes na Zona da Mata

    Leia

  7. FIEMG e CEMIG levarão cultura maker para 14 municípios mineiros

    Leia

  8. Inovação mineira é destaque na Olimpíada do Conhecimento

    Leia