Notícia

Educação Profissional do SENAI-MG é referência no exterior

Missão da Costa do Marfim em Minas Gerais teve como objetivo conhecer a infraestrutura e sistema de ensino da entidade

Durante três dias, representantes do governo e instituições educacionais da Costa do Marfim tiveram a oportunidade de conhecer de perto a metodologia do ensino e a infraestrutura das unidades do SENAI-MG.  O país africano passa por um processo de reestruturação econômica e cultural, e tem focado seus esforços de mudanças principalmente na educação.  

“Investir em educação significa criar oportunidades para as empresas e milhões de cidadãos. Significa, igualmente, investir no futuro, no Brasil e na Costa do Marfim”, disse o presidente em exercício do Teodomiro Diniz Camargos, que recebeu a delegação.

No início deste ano, o Banco Mundial abriu uma concorrência e solicitou ao SENAI – Departamento Nacional, uma proposta para apoiar a reforma do sistema de Educação Profissional do país, que indicou o SENAI MG, em virtude de sua expertise em projetos de transferência de tecnologia de ensino realizados em Moçambique e Jamaica.

As visitas aconteceram no período de 02 a 04/07 , e além de conhecer a infraestrutura das unidades, laboratórios, equipamentos, modelos pedagógicos e modalidades de ensino, a delegação pôde ver também como indústria e a entidade andam lado a lado no processo de formação de profissionais. “O curso de Ferramentaria oferecido pelo SENAI é o melhor que temos no Brasil”, conta Mário Lima, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Aethra.  O curso de Aprendizagem Industrial em Ferramentaria é feito em parceria com a empresa e os estudantes aprendem pelo Sistema DUAL, onde a parte teórica é dada em sala de aula e a prática nas dependências da indústria. “Nós acompanhamos de perto todo o trabalho. Os alunos chegam aqui com uma noção de realidade da empresa”, explica Mário.

Bouedy Phillippe, Conselheiro Técnico da Secretaria de Estado de Educação Técnica e Treinamento, e chefe da delegação, considera a missão muito importante, pois se trata de um novo processo de aprendizagem para a Costa do Marfim: “Precisamos fazer um verdadeiro sistema de aprendizagem para os jovens, e encontramos no SENAI escolas bem equipadas e programas bem adaptados para as empresas e isso é que é necessário para desenvolver nosso país”, avalia.  Konate Kassoum, Secretário Geral do Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional, acredita que a Costa do Marfim encontrou no SENAI MG o exemplo que estava procurando “Estou muito satisfeito. A parceria com o SENAI vai nos permitir lançar uma formação profissional e poderemos realmente fazer muitas coisas boas”, afirma.

Para Araken Namorato, coordenador no SENAI MG, a visita fui muito bem sucedida, pois a delegação teve a oportunidade de entender como a entidade atua no estado. “A conversa com os empresários foi muito positiva, pois ilustrou que o trabalho que fazemos está diretamente ligado à indústria”, conta. Outro fator positivo é que Brasil e Costa do Marfim são países culturalmente e economicamente semelhantes, com problemas econômicos similares, e que diante das adversidades que o país enfrente, SENAI MG é um modelo de sucesso. “É o que eles procuram”, conclui o coordenador.

Os marfinenses conheceram as unidades as unidades do SENAI do complexo Horto - CETELMODATEC, CEGOTEC e Centro Automotivo, o Centro de Inovação e Tecnologia CIT SENAI FIEMG, situados em Belo Horizonte, o  SENAI Euvaldo Lodi, em Contagem e o SENAI Sete Lagoas – Fundação Zerrenner, que fica em Sete Lagoas.

Clique aqui e confira imagens da visita.

 

 

Últimas notícias

  1. SENAI MG forma turma de Aprendizagem Industrial em Processamento de Carne

    Leia

  2. Empreendedorismo para a indústria

    Leia

  3. Santa Luzia recebe 1ª Feira de Empreendedorismo

    Leia

  4. Empresa de Pompéu participa de consultoria de manufatura enxuta do FIEMG Competitiva

    Leia

  5. Curso do SENAI profissionaliza detentas para atuar no mercado de confecção

    Leia

  6. Lab Truck do SENAI fez a maior turnê maker do Brasil

    Leia

  7. Curso de qualificação semiprensencial em Eletricista Industrial está com inscrições abertas

    Leia

  8. Minas Gerais recebe a segunda etapa das seletivas para a 45° WorldSkills

    Leia