Notícia

Futuros Engenheiros mais preparados para o mercado de trabalho

10ª edição do programa forma cerca de 170 estudantes na RMBH

O Programa Futuros Engenheiros, idealizado pelo IEL, SESI e SENAI, em parceria com a Fapemig e instituições de ensino superior, realizou, no dia 9/7, a Solenidade de Conclusão de Curso do 1º semestre de 2018 do programa na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Cerca de 170 alunos de oito turmas dos cursos de Operação de Processos em Construção Civil, Mecânica Industrial, Instalações Elétricas e Mineração receberam o diploma do programa.

Focado nas indústrias e nos estudantes das áreas da engenharia, o programa é gratuito e desenvolvido no modelo da qualificação profissional. A metodologia aplicada permite aos estudantes aliar conhecimentos teóricos, práticos e simular a rotina de trabalho na Indústria, além de desenvolver suas competências técnicas e habilidades comportamentais para atuar no setor produtivo.

Cláudio Marcassa, superintendente Regional do SESI e diretor regional do SENAI, enfatiza que essa é a 10ª edição do programa que, desde 2013, já formou quase 2 mil alunos em todo estado. Além disso, segundo ele, poucos são os estudantes de Engenharia que têm a oportunidade de conciliar a parte prática com a teórica. “Certamente esses alunos que estão concluindo o programa hoje vão ser inseridos muito mais preparados no mercado de trabalho”, afirma.

Marcassa ressalta que o Futuros Engenheiros também trabalha a parte comportamental. “Nós damos orientações e suporte aos alunos de como se comportar na indústria com ética e lisura no trabalho. Todo esse conjunto de ações faz com que o programa entregue melhores profissionais para as indústrias mineiras e brasileiras”.

Para Ronaldo Gusmão, presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros – SME, a entidade é parceira da FIEMG desde o início dos programas Futuros Engenheiros e Engenheiro Empreendedor e acredita que é de suma importância dar uma formação complementar prática e objetiva aos estudantes.

“O CREA acredita que este evento é muito importante para a educação e engenharia no estado. Muitas das competências fundamentais para o engenheiro transcendem a universidade, vem da vivência prática e do trabalho em equipe nas empresas. E esse programa faz isso com muita maestria”, afirma Joaquim Cunha, coordenador estadual do Colégio de Instituições de Ensino do CREA.

Pedro Brasil Kalume, aluno do curso de Operação de Processos de Mecânica Industrial, agradeceu a oportunidade de ter participado do programa. “Atingimos o propósito do curso. Complementamos nossa formação profissional transformando teoria em prática, desenvolvemos competências relevantes para atuarmos em um mercado de trabalho cada vez mais exigente. As aulas de ética, cidadania e responsabilidade social que trabalharam as competências comportamentais foram definitivamente o diferencial”.

Gustavo Macena, superintendente do IEL, ressaltou que uma das grandes saídas que o país precisa encontrar é a formação do engenheiro, profissional responsável por transformar ideias em produtos, serviços e ações que auxiliam que o Brasil cresça. “Que nossos novos engenheiros tenham uma formação não apenas técnica, mas de caráter e o programa fornece isso. Que eles sejam um agente de transformação na nossa sociedade,” finaliza.

 

Informações do Programa Futuros Engenheiros 1º semestre 2018

1408 Inscritos

300 Vagas ofertadas

14 Turmas ofertadas

3 Turmas  Construção Civil

5 Turmas  Mecânica Industrial

5 Turmas Instalações Elétricas

1 Turma Mineração

290 Estudantes Concluintes

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

Informações Gerais Futuros Engenheiros desde agosto de 2013


10 Edições realizadas

14.129 Inscritos

2.261 Vagas ofertadas

103 Turmas ofertadas

74 Turmas Belo Horizonte

15 Turmas Ipatinga

14 Turmas Juiz de Fora

1996 Estudantes Concluintes

Galeria

Últimas notícias

  1. SENAI MG forma turma de Aprendizagem Industrial em Processamento de Carne

    Leia

  2. Empreendedorismo para a indústria

    Leia

  3. Santa Luzia recebe 1ª Feira de Empreendedorismo

    Leia

  4. Empresa de Pompéu participa de consultoria de manufatura enxuta do FIEMG Competitiva

    Leia

  5. Curso do SENAI profissionaliza detentas para atuar no mercado de confecção

    Leia

  6. Lab Truck do SENAI fez a maior turnê maker do Brasil

    Leia

  7. Curso de qualificação semiprensencial em Eletricista Industrial está com inscrições abertas

    Leia

  8. Minas Gerais recebe a segunda etapa das seletivas para a 45° WorldSkills

    Leia