Notícias

Indústria está de olho nas inovações formuladas nas escolas do SENAI

Fábrica de lingerie vai testar acessório criado por participantes da Olimpíada do Conhecimento

Em busca de mais produtividade e sustentabilidade em suas operações, o mercado industrial está atento a ideias inovadoras desenvolvidas em cursos de educação profissional. Premiado com a medalha de ouro no Inova SENAI 2016, programa de estímulo à inovação aliada à educação, um acelerador manual para máquinas de costura industrial já foi incorporado por uma linha de produção têxtil no interior de Minas Gerais e, em breve, estará disponível para todo o mercado brasileiro.

A indústria de lingerie Duzani, localizada na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), que emprega 450 funcionários, utiliza o acessório em parte das suas máquinas industriais. O gerente-geral da fábrica, Francisco Lúcio Rodrigues, explica que o adaptador permite que a máquina de costura industrial seja controlada pelas mãos ou antebraços do trabalhador, em lugar dos pés, e favorece a inserção de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho. “Nossa expectativa é integrar cadeirantes em nossa linha de produção”, afirma.

De fato, o acelerador manual de máquina de costura foi projetado visando a inclusão de PCDs na indústria têxtil. A ideia, desenvolvida por um grupo de estudantes e docentes do SENAI-MG, ganhou medalha de ouro como “processo inovador” dentro da mostra Inova SENAI 2016, durante a 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento. 

“Há indicações de que o equipamento pode aumentar a produtividade de outros trabalhadores dessa indústria, uma vez que garante melhor ergonomia para aqueles que costuram peças de grande porte e maior controle de velocidade para quem produz artigos mais delicados”, explica Ana Maria França, uma das docentes integrantes do grupo.

Neste ano, novos produtos serão apresentados ao mercado. A mostra nacional do Inova 2018 será realizada de 5 a 8 de julho, na 10ª Olimpíada do Conhecimento, em Brasília. O evento trará ainda a Cidade Inteligente, com tecnologias que promovem o uso eficiente de recursos, a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas; e a Escola do Futuro, que tem o objetivo de desenvolver nos alunos competências e habilidades para lidar com a Indústria 4.0.

 

APLICATIVO – O aplicativo Constrói aí? é outra inovação lançada no Inova SENAI que já chegou ao mercado. Idealizado por um grupo do SENAI de Boa Vista (RR), a plataforma digital busca tornar a vida de quem está construindo ou reformando mais fácil. Ela reúne contatos de profissionais autônomos, lojas de materiais de construção e empresas de construção civil, além de avaliações de contratantes de serviços. Assim, por meio do ambiente virtual, a prestação de serviços pode ser negociada e, posteriormente, fechada.

Disponível há um ano no Google Play, o Constrói Aí? já conquistou mais de dois mil downloads e, hoje, tem mais de mil profissionais e empresas cadastrados. “A ideia é ajudar todos os envolvidos. Os usuários podem encontrar prestadores recomendados por outros usuários. Já os profissionais podem anunciar seus serviços e ter descontos em empresas parceiras”, explica Handerson Oliveira, professor do SENAI que integra o grupo criador.

Lançada em 2008, a mostra nacional Inova SENAI já apresentou ao mercado brasileiro 160 ideias inovadoras e premiou 38. Aliando educação e inovação, o programa desafia alunos e docentes do SENAI a desenvolver produtos e processos inovadores, alinhados às necessidades e aos interesses da indústria brasileira. Os melhores projetos são apresentados em uma mostra, da qual participam investidores que podem tirar a ideia do papel e levar o processo ou o produto desenvolvido para o mercado.

De acordo com o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica da instituição, Felipe Morgado, o Inova está alinhado à prática pedagógica do SENAI, que estimula a cultura de inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem. “O SENAI tem a missão de ofertar educação profissional de excelência, adequada à realidade das empresas e ao futuro da indústria. Capacidade empreendedora, criatividade e raciocínio lógico, estimulados em cada fase desse programa, são competências cada vez mais demandadas pelo setor produtivo”.

 

GRAND PRIX – O Grand Prix SENAI de Inovação também estimula a capacidade empreendedora e a cultura de inovação. Na etapa nacional da disputa, realizada a cada dois anos, estudantes de diferentes áreas técnicas se reúnem para apresentar soluções a desafios reais propostos por empresas. Na última edição do torneio, em novembro de 2016, seis equipes participaram de um laboratório de ideias e, no momento, estão desenvolvendo protótipos para quatro grandes empresas: Renault, Grupo Boticário, Lake’s Fish e Bosch. 

Mas existem projetos que já estão em fase avançada de desenvolvimento, resultados de edições anteriores do programa. Em 2014, por exemplo, a Donana Alimentos, empresa líder do setor no Mato Grosso do Sul, apresentou o desafio de diversificar sua produção. A companhia, que distribui mais de 110 linhas de produtos, buscou no Grand Prix uma opção de alimento derivado de peixe, cujo consumo vem aumentando nos últimos anos.

A equipe do estado sugeriu o lançamento de um pirão de peixe instantâneo, alimento no formato semipronto que pode ser preparado de forma mais rápida do que a tradicional. A Donana Alimentos comprou a ideia e o produto, em breve, estará nas prateleiras dos supermercados. “O desenvolvimento do pirão de peixe traz para o ramo de alimentação uma inovação e, com ele, certamente estaremos em situação privilegiada frente à concorrência”, aposta o diretor-geral da empresa, Antônio Lucena Filho. 

Para os idealizadores do projeto, “o pirão tem a função de fomentar o consumo de alimentos tradicionais da cultura brasileira, facilitar as refeições de pessoas que não têm muito tempo para cozinhar e diversificar o mercado nacional de alimentos instantâneos”. 

                                                                                                                                                                                              Inova SENAI em números

Ano

Ideias selecionadas

Ideias premiadas

2008

30

10

2012

50

8

2014

50

13

2016

30

7

Total

160

38

Últimas notícias

  1. Entidades da construção civil realizam dia de saúde, lazer e cultura para trabalhadores do setor

    Leia

  2. Governador Valadares recebe o Lab Truck do SENAI

    Leia

  3. Empresas de Uberaba são aprovadas em edital de inovação

    Leia

  4. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia

  5. Projeto de alunos do SENAI/MG é destaque na imprensa nacional

    Leia

  6. LAB TRUCK TOUR a caminho de Governador Valadares

    Leia

  7. Pará de Minas recebe a primeira Oficina de Rotulagem de Alimentos

    Leia

  8. SENAI levará cultura maker para 14 municípios mineiros

    Leia