Notícias

Inovação mineira é destaque na Olimpíada do Conhecimento

Estudantes do SENAI-MG participam de ações durante a OC como Grand Prix e Inovação e Inova SENAI

Cinco equipes representarão o SENAI-MG durante a Olimpíada do Conhecimento, que acontece de 5 a 8 de julho, em Brasília. As equipes do SENAI de Timóteo, São João Del Rei, Ubá defenderão seus projetos de inovação no Inova SENAI, prêmio que desafia alunos e docentes da instituição a pôr em prática seus conhecimentos e desenvolver produtos e processos inovadores alinhados às necessidades e aos interesses da indústria brasileira.

No total, foram 310 projetos inscritos por 23 estados em três categorias – Produto Inovador, Processo Inovador e Game Saga SENAI de Inovação. A primeira categoria é a de “produto inovador”, na qual podem ser propostos novos materiais, alimentos, softwares, hardwares, componentes, instrumentos e ferramentas. Já a outra é a “processo inovador”, cujos participantes devem buscar a melhoria de processos produtivos a partir da criação ou adaptação de novas máquinas e equipamentos.

Uma novidade do Inova Nacional 2018 é o jogo virtual “Saga SENAI de Inovação”. O aplicativo trará conteúdo educacional sobre temas ligados à inovação e empreendedorismo e rodadas de perguntas para competição entre os alunos participantes. Quem conquistar o maior número de pontos também será premiado.

As premiações variam de visitas técnicas à unidades do SENAI, impressoras 3D multifuncionais até R$ 200 mil. Desse montante, 50 projetos foram aprovados, sendo que 25 participam da mostra presencial na capital federal e a outra metade será demonstrada virtualmente.

Os times dos projetos tiveram o período de 06/04 até 30/06 para aperfeiçoarem seus modelos de negócios e protótipos para a mostra nacional. Desde o início desse processo, os integrantes dos projetos passam por uma capacitação em empreendedorismo e Inovação, além de uma mentoria individual realizada por especialistas em inovação, indicados pelo SENAI.

Grand Prix SENAI de Inovação – A quinta equipe mineira a participar da 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento vem de Sabará. No total, cinco alunos da escola sabarense estarão à disposição  para integrar as escuderias do GP Senai de Inovação. A competição será baseada nos desafios propostos por quatro empresas - Dassault Systemes, Fiat Chrysler, BRF Brasil Food e Ambev. Cada uma das oito equipes participantes, formadas por seis estudantes da EBEP do SESI e do SENAI de 13 estados, terão de desenvolver, em 44 horas, soluções para os desafios propostos por meio de método de inovação aberta e criatividade, empreendedorismo e redes colaborativas. Os alunos dos melhores projetos serão contemplados com uma viagem a um ecossistema de inovação.

Confira abaixo o vídeo Inova SENAI  

 

Conheça os projetos mineiros selecionados:

Unidade

Projeto

SENAI Timóteo 

SUPORTE MÓVEL PARA ESMERILHADEIRA

Com o intuito de preservar a integridade física do operador e aumentar a produtividade deste setor, foi  elaborado um suporte móvel de apoio para esmerilhadeira, onde um balancim de carga compensa o peso da máquina fazendo com que o operador tenha somente o trabalho de movimentar o equipamento horizontalmente sobre a peça a ser esmerilhada.

SENAI São João del Rei 

SISTEMA AUTOBLOCÁVEL DE SERRAGEM

 A solução consiste em desenvolver tijolos no modelo de blocos encaixáveis, produzidos a partir deste rejeito (serragem). Esta serragem será misturada a uma substância aglomerante que irá fornecer a propriedade de resistência mecânica necessária ao tijolo. 

SENAI Ubá

MICCA - MESA PARA INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS

O projeto é destinado a auxiliar crianças com autismo e incluí-los em uma sociedade que se preocupa cada vez mais em respeitar as diferenças. A mesa desenvolvida auxilia na interação do autista com seus cuidadores, sejam professores, pais ou profissionais da saúde. Através de figuras e um sistema elétrico que emite som e luz o autista pode se comunicar selecionando sua necessidade e se comunicando com seu cuidador. O móvel possui formas curvas que tornou o produto visualmente atraente para qualquer criança usar.

SENAI Timóteo 

REGARDLESS 

O Regardless é um sistema automatizado de irrigação, onde se utiliza um sistema de captação de água da chuva. A água captada passa por um eliminador de impurezas e é armazenada num tanque de 5000 litros para abastecer uma determinada área com irrigação. A mesma água captada é ligada a uma válvula reguladora de vazão juntamente com a água da distribuidora controlada também por uma válvula. A água é direcionada à uma outra válvula controlada por um painel onde está ligado um sensor de umidade do solo, que vai dizer ao sistema se as plantas estão ou não necessitando de água e então liberar ou não a sua passagem. Todo esse sistema é alimentado por um sistema de energia fotovoltaica gerando ainda mais economia.

Voto Popular 

Os projetos serão avaliados por uma categoria denominada “Voto Popular”. Para participar, clique aqui e dê o seu voto!

Para saber mais sobre a participação mineira na Olimpíada do Conhecimento, clique aqui. 

Galeria

Últimas notícias

  1. Minas é ouro em seletiva para a WorldSkills

    Leia

  2. Terceira etapa da Seletiva WorldSkills termina nesta sexta-feira, 20/07

    Leia

  3. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  4. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  5. Futuros Engenheiros mais preparados para o mercado de trabalho

    Leia

  6. Programa Futuros Engenheiros qualifica mais 58 estudantes na Zona da Mata

    Leia

  7. FIEMG e CEMIG levarão cultura maker para 14 municípios mineiros

    Leia

  8. Educação Profissional do SENAI-MG é referência no exterior

    Leia