Notícia

Pará de Minas recebe a primeira Oficina de Rotulagem de Alimentos

Ação é uma parceria entre a prefeitura da cidade e o CIT SENAI FIEMG

No início de agosto, empresários de Pará de Minas participaram da primeira Oficina de Rotulagem de Produtos de Origem Animal. A ação é resultado do Termo de Cooperação assinado em junho entre a prefeitura da cidade e o CIT SENAI FIEMG. Participaram 32 pessoas, representando 18 indústrias dos setores de carnes, embutidos, ovos e pescado do município, a maior parte inscrita no Serviço de Inspeção Municipal

Na oficina, os participantes foram orientados a preencher um checklist sobre rotulagem de alimentos, elaborado com base na legislação brasileira. Parte do treinamento foi levar rótulos de produtos das próprias empresas e utilizando ferramentas para este fim, identificaram pontos que precisam ser corrigidos.

Para Regina Lucia Sugayama, pesquisadora do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas, o rótulo é o principal meio de comunicação entre a indústria e o consumidor na hora da compra: “O único contato que o consumidor tem com a indústria é através do rótulo”, fala. De acordo com a pesquisadora, a partir desse contato, o rótulo passa a ter dupla função, o de seduzir o cliente na hora da compra, e o de informar sobre os benefícios ou os riscos de se consumir o alimento. “Muitas pessoas têm restrição de alguns componentes como o açúcar ou o glúten, e elas têm que ser informadas sobre a composição do produto”, afirma Regina.  E do ponto de vista legal, as empresas têm que estar em conformidade com toda a legislação.  “Não adianta fazer certo só a parte do Serviço de Inspeção, tem que estar certo também a parte da ANVISA, INMETRO e outros órgãos”, afirma a pesquisadora.  

Pará de Minas é polo de produção de carnes de suínos e aves no estado e o município estabeleceu em 2017 o Serviço de Inspeção Municipal, o que está contribuindo para regularizar dezenas de indústrias, aumentando a segurança do alimento e reduzindo riscos para a saúde pública.

Outras duas oficinas sobre o tema serão realizadas na cidade, até o final do ano. Interessados em participar podem entrar em contato no telefone: (31) 3489-2112 ou e-mail izabel.paixao@fiemg.com.br, falar com Izabel Paixão.

 

 

 

Últimas notícias

  1. SENAI MG forma turma de Aprendizagem Industrial em Processamento de Carne

    Leia

  2. Empreendedorismo para a indústria

    Leia

  3. Santa Luzia recebe 1ª Feira de Empreendedorismo

    Leia

  4. Empresa de Pompéu participa de consultoria de manufatura enxuta do FIEMG Competitiva

    Leia

  5. Curso do SENAI profissionaliza detentas para atuar no mercado de confecção

    Leia

  6. Lab Truck do SENAI fez a maior turnê maker do Brasil

    Leia

  7. Curso de qualificação semiprensencial em Eletricista Industrial está com inscrições abertas

    Leia

  8. Minas Gerais recebe a segunda etapa das seletivas para a 45° WorldSkills

    Leia