Notícias

Pará de Minas recebe a primeira Oficina de Rotulagem de Alimentos

Ação é uma parceria entre a prefeitura da cidade e o CIT SENAI FIEMG

No início de agosto, empresários de Pará de Minas participaram da primeira Oficina de Rotulagem de Produtos de Origem Animal. A ação é resultado do Termo de Cooperação assinado em junho entre a prefeitura da cidade e o CIT SENAI FIEMG. Participaram 32 pessoas, representando 18 indústrias dos setores de carnes, embutidos, ovos e pescado do município, a maior parte inscrita no Serviço de Inspeção Municipal

Na oficina, os participantes foram orientados a preencher um checklist sobre rotulagem de alimentos, elaborado com base na legislação brasileira. Parte do treinamento foi levar rótulos de produtos das próprias empresas e utilizando ferramentas para este fim, identificaram pontos que precisam ser corrigidos.

Para Regina Lucia Sugayama, pesquisadora do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas, o rótulo é o principal meio de comunicação entre a indústria e o consumidor na hora da compra: “O único contato que o consumidor tem com a indústria é através do rótulo”, fala. De acordo com a pesquisadora, a partir desse contato, o rótulo passa a ter dupla função, o de seduzir o cliente na hora da compra, e o de informar sobre os benefícios ou os riscos de se consumir o alimento. “Muitas pessoas têm restrição de alguns componentes como o açúcar ou o glúten, e elas têm que ser informadas sobre a composição do produto”, afirma Regina.  E do ponto de vista legal, as empresas têm que estar em conformidade com toda a legislação.  “Não adianta fazer certo só a parte do Serviço de Inspeção, tem que estar certo também a parte da ANVISA, INMETRO e outros órgãos”, afirma a pesquisadora.  

Pará de Minas é polo de produção de carnes de suínos e aves no estado e o município estabeleceu em 2017 o Serviço de Inspeção Municipal, o que está contribuindo para regularizar dezenas de indústrias, aumentando a segurança do alimento e reduzindo riscos para a saúde pública.

Outras duas oficinas sobre o tema serão realizadas na cidade, até o final do ano. Interessados em participar podem entrar em contato no telefone: (31) 3489-2112 ou e-mail izabel.paixao@fiemg.com.br, falar com Izabel Paixão.

 

 

 

Últimas notícias

  1. Entidades da construção civil realizam dia de saúde, lazer e cultura para trabalhadores do setor

    Leia

  2. Governador Valadares recebe o Lab Truck do SENAI

    Leia

  3. Empresas de Uberaba são aprovadas em edital de inovação

    Leia

  4. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia

  5. Projeto de alunos do SENAI/MG é destaque na imprensa nacional

    Leia

  6. LAB TRUCK TOUR a caminho de Governador Valadares

    Leia

  7. SENAI levará cultura maker para 14 municípios mineiros

    Leia

  8. Alunas do SENAI Modatec participam do Vitória Moda

    Leia