Notícias

Programa Futuros Engenheiros qualifica mais 58 estudantes na Zona da Mata

Turmas do 1º semestre de 2018 receberam certificado na sede da FIEMG Regional, em Juiz de Fora

Mais uma etapa do Programa Futuros Engenheiros foi finalizada com êxito em Juiz de Fora. Os alunos do Programa Futuros Engenheiros do 1º semestre de 2018, 5º grupo a se formar através da iniciativa na Zona da Mata, participaram da cerimônia de conclusão do curso no dia 6/7, na sede da FIEMG Regional ZM. Em sua 10ª edição, o Programa, totalmente gratuito, formou 290 estudantes de 14 turmas das diversas áreas de Engenharia, em Juiz de Fora, Ipatinga e Belo Horizonte. Ao todo, desde o início de sua realização, o Programa Futuros Engenheiros já formou 1.996 estudantes, em 103 turmas ofertadas. O projeto é desenvolvido gratuitamente pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), SENAI e SESI, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig.

Concluíram o curso em Juiz de Fora 58 alunos, das turmas de Operação de Processos em Mecânica Industrial e de Operação de Processos de Instalações Elétricas. Participaram da cerimônia o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Aurélio Marangon Sobrinho; o diretor do Sindicato de Engenheiros no Estado  de Minas Gerais (SENGE) – Regional ZM, Fernando José; o gerente regional do Sistema FIEMG, Marcelo Leal; o diretor das unidades SENAI de Juiz de Fora, Vander Montesse; e a analista de carreira industrial do IEL, Fernanda Oliveira; além de familiares, professores e representantes do Sistema FIEMG. 

Além de ser um modelo de qualificação profissional, o Programa Futuros Engenheiros permite ao estudante aliar conhecimentos teóricos e práticos e simular a rotina de trabalho na indústria. O curso é voltado para universitários matriculados e frequentes do 5º ao 10º período (na data de início das aulas) do ensino superior das áreas de Engenharia. Além disso, o interessado deve residir e estudar na mesma região em que o curso é oferecido. 

De acordo com o presidente da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon, que realizou a abertura do evento, para que nosso país cresça e seja mais competitivo, é importante investir em áreas estratégicas que demandam engenheiros, como infraestrutura, inovação, setores industriais e educação, entre outros. “As indústrias precisam de engenheiros que tenham conhecimento teórico e prático para que possam fazer a diferença no dia a dia da produção; e este programa é um presente que a indústria de Minas Gerais está oferecendo aos estudantes de Engenharia da Zona da Mata. Estamos entregando à sociedade os melhores engenheiros, treinados e capacitados pelo SENAI”, afirmou. 

A analista de carreira industrial do IEL, Fernanda Oliveira, ressaltou que durante o curso é possível perceber que as Engenharias se complementam, os períodos diferentes viram trocas de experiências e as redes de contato são ampliadas. “Desejamos que a passagem de vocês pelo Sistema FIEMG tenha os tornado mais humanos, éticos e com consciência do real papel do engenheiros para as indústrias de Minas Gerais e para a sociedade”, disse. 

O gerente regional do Sistema FIEMG, Marcelo Leal, destacou que os alunos vão enfrentar um mercado competitivo, onde é preciso buscar diferenciais. “Trata-se de um programa fantástico, com este curso vocês saem na frente. Estas 320 horas de prática, de mão na massa, vão fazer a diferença na vida profissional de vocês”, afirmou. Já o diretor do SENGE, Fernando José, ressaltou que no SENAI os alunos puderam vivenciar não só a parte teórica e prática da profissão, mas também tiveram formação cidadã, trabalhando questões como comportamento, disciplina e respeito. “País forte é país com Engenharia forte, pois este é o setor que mais gera emprego numa nação, bem como qualidade de vida e infraestrutura para a população”, afirmou. 

Em seguida, alunos representantes das três turmas formandas deram seu depoimento: Gudiero Miranda da Silva, Rayssa Soares de Oliveira e Brenda Nascimento Félix. E, finalizando o evento, os estudantes receberam seus certificados de participação no Programa Futuros Engenheiros. A capacitação continua no segundo semestre de 2018. As aulas da 11ª edição do Programa Futuros Engenheiros terão início no dia 16 de julho, no SENAI CFP “José Fagundes Neto”, em Juiz de Fora.

Galeria

Últimas notícias

  1. Presidente da FIEMG e diretor da Cemig visitam Lab Truck em BH

    Leia

  2. Aprendizagem Industrial é a chance de inserção no mercado de trabalho para muitos jovens

    Leia

  3. Comunidade de BH aprende sobre inovação em laboratório sobre rodas

    Leia

  4. Laboratório sobre rodas do SENAI fica em Contagem até o dia 19/9

    Leia

  5. Alunos do SENAI MG brilham em seletivas da WorldSkills

    Leia

  6. Visita ao passado

    Leia

  7. Pequenos empresários descobrem como se inserir na indústria 4.0

    Leia

  8. Presidente da ABIGRAF visita o SENAI CECOTEG

    Leia