Notícia

Uma oportunidade de conhecer quem prepara a melhor mão de obra do estado

Quatro unidades da Zona da Mata realizaram o Mundo SENAI 2021, que neste ano foi voltado para empresários

O SENAI-MG, considerada uma das maiores instituições de ensino técnico do país, abriu suas portas para que os empresários pudessem conhecer, de perto, suas dependências, infraestrutura e tecnologias que lá são desenvolvidas. Esta foi a 13ª edição do Mundo SENAI e, neste ano, o evento foi realizado no dia 11 de novembro, sendo voltado estrategicamente para a participação somente de indústrias.

O objetivo foi mostrar aos participantes a atuação do SENAI, seus produtos, as soluções disponíveis para as demandas industriais e as novas tecnologias, através de visitação e workshops. Foram 20 unidades participantes em todo os estado. Na Zona da Mata, o Mundo SENAI foi realizado nas escolas de Cataguases, Juiz de Fora, São João del-Rei e Ubá.

Em Juiz de Fora, evento aconteceu no CIDT "Luiz Adelar Scheuer", que funciona na Barreira do Triunfo. A programação contou um workshop sobre Indústria 4.0 (ministrado pelo instrutor de Eletroeletrônica, Carlos Henrique Teixeira Monteiro), visitação à unidade, apresentação da infraestrutura de laboratórios e das oficinas e um lanche de confraterização.

De acordo com o gerente Vander Montesse, “um grande destaque foi o SENAI Lab, um ambiente com tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como por exemplo impressões 3D, corte laser, internet industrial das coisas, usinagem computadorizada e processos de melhoria produtiva utilizando sistemas de monitoramento de equipamentos”, disse.

Também foram apresentadas as soluções oferecidas pelo SENAI em suas diversas áreas: Educação Profissional, Consultorias em Processo Produtivo e Serviços Técnicos e Tecnológicos. Importantes empresas de Juiz de Fora participaram do evento, como Malhas Keeper, Serval, Gomes Metalúrgica, Cofercil, Mendes Júnior, Webtec Brasil, Castor Minas- Rio e ERT Uniformes.

Já na unidade SENAI de Ubá, o gerente Cláudio Bellose recepcionou empresas como Sier Móveis, Itatiaia, Valdemóveis, JCM Movelaria, Corbelli, Estofados Nova América, entre outras. Foi realizada uma apresentação da escola e os convidados foram levados para um tour nas oficinas, encerrando o evento com um coquetel.

Programações similares aconteceram no SENAI Cataguases, sob a liderança do gerente Cláudio Rutz, e no SENAI São João del-Rei, com a gerente Fernanda Teixeira. “Trata-se de um momento muito importante de integração entre a comunidade industrial e as escolas. Os empresários precisam saber o que o SENAI oferece em termos de soluções tecnológicas e capacitação de mão de obra. Temos uma grande ferramenta de ensino profissional à disposição de nossas indústrias”, ressalta o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Castro, que não pode participar do evento por estar em missão empresarial à Expo Dubai, nos Emirados Árabes.

MUndo-Senai-Cataguases-4.jpeg

Últimas notícias

  1. FIEMG Lab: hub encerra ciclo com R$ 45 mi em negócios entre startups e indústrias

    Leia

  2. Minas Gerais leva três medalhas na WorldSkills Américas

    Leia

  3. SENAI-MG desenvolve o “Aprendendo com a Indústria”

    Leia

  4. SIPROCIMG faz balanço do ano e confraternização no Centro 4.0

    Leia

  5. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  6. Minascon: estrutura de palitos aguenta 50kg e vence concurso 'A Ponte'

    Leia

  7. Parceria entre SENAI e Prefeitura de Bicas oferece curso de Qualificação em Costureiro Industrial

    Leia

  8. Centro 4.0: universitários visitam complexo de tecnologia da FIEMG

    Leia