Notícias

7 Benefícios da Robótica para o Aprendizado

Descubra como essa atividade pode ajudar crianças e adolescentes

Antes essencialmente matéria de ficção científica, a Robótica se tornou nas últimas décadas componente indispensável de vários dos processos atuais, ainda que invisíveis aos olhos da maioria. Robótica está ligada à Ciência da Computação, e trata de dispositivos e sistemas compostos por partes mecânicas motorizadas e controladas por circuitos integrados e programação.

Quando o assunto é Robótica, é quase automático pensarmos em robôs humanoides, mas a verdade é que há vários tipos de robôs e os que se assemelham a nós não são os que mais movimentam a economia do setor hoje. Além dos bots, que são inteligências artificiais, de certa maneira imitando uma pessoa real na interação com os clientes das empresas, estão os robôs industriais, produzidos em larga escala. Diferentes daqueles, estes dispõem de maciça presença física sob a forma de braços articulados e atuam nas linhas de montagem das fábricas.

Mas, antes de tudo, a Robótica se refere ao conhecimento sobre as demandas das pessoas e dos mercados, por um lado, e sobre os recursos materiais, tecnológicos, científicos e criativos, por outro. Tanto é tecnologia e inovação quanto é serviço.

Fazer uso dos recursos disponíveis para otimizar ou substituir os procedimentos em vigor, rearranjando condições e processos e criando novas soluções para melhor atender a sociedade, ao ponto de inclusive materializar tendências e prever demandas futuras. Tudo isso é Robótica.

Boas lições com robôs

Além de seu viés industrial e tecnológico propriamente dito, a Robótica vem desenvolvendo seu potencial educacional. Sucata, materiais diversos, kits de montagem com peças de variados formatos e encaixes, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitem programar o funcionamento dos protótipos montados. A Robótica educacional, ou pedagógica, trabalhada em ambientes de aprendizagem, aumenta consideravelmente o interesse e a criatividade dos alunos.

Rob-tica-Escolar.jpg


São muitas as conexões: interdisciplinaridade, estímulo cognitivo, despertar da atitude científica, do senso crítico, da busca por soluções originais, pesquisa, planejamento, encorajamento à colaboração e ao trabalho em equipe... Através da construção de maquetes e robôs controlados por computador, a Robótica na escola propicia ao aluno vivência e prática de conceitos estudados em sala de aula e contribui com uma formação ampla.

Conheça 7 benefícios do aprendizado de Robótica para crianças e adolescentes.

1. Estímulo ao raciocínio lógico

Pensar de forma estruturada é uma decorrência de aprender a linguagem de programação. Sequências de números e palavras viram códigos específicos que, por sua vez, determinam comandos a serem executados pelo computador. A programação e a Robótica fazem o aluno desenvolver o lobo esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico, importante para inúmeras situações, inclusive o aprendizado de matemática, geometria, física e química.

Robozito-II.png

 

2. Aprimoramento da escrita

A Robótica também influi no aprendizado de disciplinas das ciências humanas e aprimora a expressão de conceitos, a interpretação de texto e a escrita. O aluno que aprende a ordenar melhor suas ideias e pensamentos passa a estruturar com mais fluência um texto.

 

3. Maior desempenho na escola

São notórios os avanços no desempenho escolar em diversas disciplinas, principalmente nas matérias que têm como base o raciocínio lógico, como a matemática, a física, o inglês e a música. Mas os ganhos são integrais. As crianças e adolescentes, a partir da Robótica, se familiarizam rapidamente com números e novas palavras e aprendem a raciocinar com mais precisão, manifestando maior compreensão de novos conceitos em qualquer área do conhecimento.

 

4. Capacidade de organização

A Robótica leva o aluno a organizar pensamentos e decisões diante dos desafios de projetos de criação e desenvolvimento. A partir disso, sua capacidade de organização tende a melhorar de uma maneira geral. Planejar tarefas, administrar bem o tempo... inclusive seu método de estudo fica mais proveitoso. É muito importante também a perspectiva que os alunos ganham de que as coisas não surgem prontas, ou seja, uma realística noção de processos.

 

5. Despertar de inclinações

Estimulados pelas variadas dimensões da robótica, crianças e adolescentes descobrem suas potencialidades e aptidões. E por serem estimulados desde cedo ao exercício de suas inclinações, eles se tornam mais engajados e entusiasmados a seguir em busca de novos desafios no rumo acertado. Além disso, no futuro, por terem habilidades diferenciadas, deverão se destacar no mercado de trabalho.

Carrob-.png

 

6. Estímulo à criatividade e soluções para situações adversas

Despertar a criatividade e alimentar esse espírito inventivo é um dos maiores benefícios da Robótica adotada desde cedo em ambientes de aprendizagem. A habilidade de identificar e resolver questões e solucionar problemas será útil para a vida toda. Os alunos de Robótica costumam apresentar boa capacidade de aplicar e adaptar as noções apreendidas às situações reais, além de comunicação fluida, flexibilidade e resiliência.

 

7. Cooperação e companheirismo

Seres sociais que somos, quanto mais cedo nos habituarmos a interagir positivamente uns com os outros, mais benefícios teremos na vida adulta. No mundo do trabalho, por exemplo, comunicação e cooperação são muito importantes. As situações vivenciadas no aprendizado de Robótica, tanto na escola quanto em torneios e competições, são estruturadas a partir da interdependência entre as pessoas e costumam render boas amizades. A disposição de ouvir e levar em conta as considerações dos parceiros e o trabalho em equipe fazem das atividades em Robótica umas das mais sadias e estimuladoras de inteligência emocional.

Amigos-e-rob-.jpg


Um dos diferenciais da Rede SESI de Educação, em sintonia com os conceitos e práticas da educação mundial, é justamente o ensino de Robótica nas escolas, aplicando a metodologia do Grupo LEGO Education.

Últimas notícias

  1. Coordenadores Sindicais se reúnem no SESI MAO

    Leia

  2. Escolas SESI brilham no Concurso Canguru de Matemática

    Leia

  3. Trem de Férias anima programação das crianças no SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  4. Programa Futuros Engenheiros forma 150 estudantes na RMBH

    Leia

  5. SIVELS realiza palestra sobre impactos do e-Social

    Leia

  6. Dia do Panificador é celebrado pela AMIPÃO

    Leia

  7. A responsabilidade socioambiental e sua importância para os negócios

    Leia

  8. Mais 48 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia