Notícias

Escola SENAI de Audiovisual é lançada

Profissionais poderão ser capacitados para trabalhar no setor que mais cresce no mundo

A Escola SENAI de Audiovisual foi lançada, oficialmente, nesta quarta-feira, 28/4. Como diferencial, alunos de qualquer parte do país e do mundo poderão se matricular nos cursos, que serão 100% on-line. São três opções: Iluminação e Cenografia para Espetáculos e Audiovisual; Áudio para Música e Produções Audiovisuais; e Instalações Elétricas para Produções Audiovisuais e de Entretenimento. 

Durante o evento, foi possível saber mais sobre o mercado do Audiovisual em Minas Gerais e no Brasil. De acordo com Helder Quiroga, consultor e produtor do setor, o segmento de audiovisual é o carro-chefe da Economia Criativa e responsável por empregar imensa gama de profissionais, que atuam em diversos elos da cadeia produtiva do cinema, da televisão, das mídias digitais, animação e também dos games. “A pandemia do novo coronavirus aumentou o consumo do audiovisual. Cerca de 93% das pessoas que acessaram a internet foi para assistir filmes e séries. Isso significa um crescimento exponencial gigantesco no mercado brasileiro, que é, atualmente, o 6° maior consumidor de audiovisual no planeta”, afirmou. 

Quiroga ressalta que é grande a deficiência de formação profissional na área e que a Escola SENAI de Audiovisual chega para fazer a diferença. “Ter o SESI e o SENAI como parceiros abraçando a causa do audiovisual mineiro é de extrema importância neste cenário atual. Vamos contribuir com essa economia, que é uma das mais fortes que o Brasil vem construindo ao longo dos anos. Queremos fortalecer esse mercado gerando emprego e renda, além de promover inclusão social”, acrescentou. 

Debora Ivanov, ex-diretora da Ancine, ministrou a aula-magna do evento, na qual mostrou como o mercado está pujante e conta com um campo de trabalho promissor. “O setor do audiovisual é o que mais cresce no mundo, gerando bilhões de dólares. A indústria do audiovisual acrescenta no PIB brasileiro R$ 24,5 bilhões e é hoje mais forte do que a farmacêutica e a do turismo, por exemplo”, afirmou.   

Ivanov falou da importância das políticas públicas para a valorização do conteúdo nacional. “Nós, brasileiros, temos que protagonizar não só no consumo, mas também nas produções”, pontuou. A cineasta ressaltou a necessidade de formação de mão de obra. “É um mercado altamente especializado e competitivo. Precisamos ter uma formação cada vez mais sólida para que a produção seja melhor e possa disputar o mercado de produção e de trabalho”, disse. 

Segundo Ricardo Aloysio e Silva, gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria do SENAI, a entidade começou a enxergar, de forma mais clara, o potencial da indústria do audiovisual e uma de suas missões é apoiar o setor no estado. “Estamos extremamente empolgados em estar inaugurando uma nova era do audiovisual, que tende a crescer e expandir”, garantiu.  

Durante a live, os cursos foram apresentados pelos professores que os ministrarão: André Cabelo (Áudio), Gabriel e Filipe Pederneiras e Marina Arthuzzi (Cenografia e Iluminação) e Cristiano Souza do Nascimento (Elétrica). 

Cursos 100% on-line

O SENAI-MG acaba de lançar três cursos on-line de aperfeiçoamento profissional em Audiovisual: Iluminação e Cenografia para Espetáculos e Audiovisual; Áudio para Música e Produções Audiovisuais e Instalações Elétricas para Produções Audiovisuais e de Entretenimento. No formato 100% on-line, os alunos podem estudar de onde quiser e ter acesso as melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Os cursos têm carga horária de 80 horas e profissionais com grande referência no mercado, como Gabriel Pederneiras, Filipe Pederneiras, André Cabelo e Marina Arthuzzi irão ministrar os cursos. 

Para saber mais sobre os cursos e se matricular, clique aqui: Escola SENAI para o Audiovisual

Confira a live de lançamento:

Últimas notícias

  1. SESI-MG e CBTU levam mais afeto e carinho para os corações de BH

    Leia

  2. Equipe do SESI/SENAI São Gonçalo do Sapucaí organizou torneio amistoso de robótica

    Leia

  3. SESI-MG apresenta artigo em Congresso Internacional de Ergonomia no Canadá

    Leia

  4. Trabalho do SESI contribui para recertificação das normas ISO da empresa Nexa Juiz de Fora

    Leia

  5. Ação solidária do SESI Barbacena arrecada mais de uma tonelada de produtos para o Hospital Ibiapaba

    Leia

  6. Cultura: novas formas de consumo

    Leia

  7. 14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

    Leia

  8. Atuação da FIEMG contribui para mudança de entendimento do TJMG sobre a inconstitucionalidade dos TAC's

    Leia