Notícias

FIEMG e Igam promovem evento sobre regularização e gestão hídrica

Encontro alertou usuários sobre obrigações legais do uso da água

Fotos: Graciele Vianna

"A crescente demanda por água para abastecer a população e assegurar o desenvolvimento de todas as atividades econômicas constitui um grande desafio na gestão dos recursos hídricos", afirmou o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Castro, na abertura do evento "Dia da Água na Indústria - Programa de Regularização e Gestão 2022”. O encontro foi realizado nesta terça-feira (3), na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, de maneira presencial, e reuniu industriais, representantes de órgãos públicos e consultores em meio ambiente.

Preocupada com a insegurança hídrica, a FIEMG e os Sindicatos Patronais da Indústria Mineira, em parceria com o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), estão realizando eventos gratuitos em todo o estado, com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito de procedimentos de regularização hídrica e alertar os usuários sobre obrigações legais ambientais direcionadas ao uso da água e lançamento de efluentes.

De acordo com o presidente Heveraldo Castro, também presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF), as indústrias utilizam a água de modo cada vez mais eficiente na produção, resultado de investimentos em recirculação do recurso hídrico, sistemas adaptativos de captação e no aproveitamento de efluentes tratados (reuso). "Diversificar as fontes de fornecimento da indústria e de outros setores da economia pode auxiliar muito na busca da segurança hídrica", disse.

O evento contou também com a presença do diretor da FIEMG Regional ZM e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Aurélio Marangon Sobrinho, e teve na programação duas palestras, cujos temas foram gestão hídrica na indústria e regularização de uso: a outorga de direito de uso de recursos hídricos.

A nova estrutura da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG foi apresentada e vai contar com atuação conjunta de analistas ambientais nas Regionais Zona da Mata e Sul. A analista Luíza Cortat ficará responsável pelos atendimentos e prestação de serviços ambientais às indústrias. Já Laene Vilas Bôas, que coordenou a realização do encontro, fará a representação da FIEMG em conselhos e comitês, além de desenvolver outras ações de orientação para indústrias.

Segundo Laene, o objetivo do evento foi evitar penalidades e aproximar o industriário da URGA, no intuito de buscar mais desempenho e esclarecimento nos procedimentos de outorga, podendo assim, proporcionar agilidade tanto para o empreendedor como para o órgão ambiental. Ao final do encontro, o espaço foi aberto para debate e perguntas dos participantes.

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia

  2. FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais

    Leia

  3. Festa junina é sucesso no SESI-JF

    Leia

  4. Denise Fraga traz seu primeiro espetáculo solo, 'Eu de Você', a BH

    Leia

  5. Denise Fraga estrela peça em Belo Horizonte

    Leia

  6. Transforme seus resíduos em receitas

    Leia

  7. Federação mineira busca fornecedores

    Leia

  8. Dois atores de sucesso se apresentam no palco do Teatro SESIMINAS

    Leia