Notícias

FAPI ganha prêmio Gestão Ambiental 2021 na categoria de Melhor Projeto Técnico

Programa é uma iniciativa da SEMAD em parceria com a PMMG e a FIEMG

FIEMG/ Sebastião Jacinto Junior

O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), em parceria com a FIEMG e a Polícia Militar, foi o grande agraciado do Prêmio Gestão Ambiental 2021, na categoria de Melhor Projeto Técnico, entregue pela ONG Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, nesta quinta-feira (21), em Belo Horizonte.

Juntamente com ele, o projeto de Evandro Mesquita, do Rio de Janeiro, foi o melhor na categoria de Melhor Projeto Artístico. O Prêmio Gestão Ambiental 2021 foi organizado durante todo o ano. No início, uma comissão julgadora escolheu 126 iniciativas pró-meio ambiente de todo o Brasil.

Em um segundo momento, o mesmo grupo selecionou 16 projetos entre todos os 126 anteriormente escolhidos. Entre esses 16 indicados ao melhor do ano, estão as ações CarbonZero, de Curitiba (PR); o Instituto Prístino, de BH; o IBAMA em parceria com o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais – Sindiextra; a Samarco, em Mariana; o jornalista e fotógrafo Manoel Freitas; entre outros.

A premiação dessa quinta agraciou as duas melhores ações do ano, entre as 16 eleitas, sendo o FAPI o melhor do ponto de vista técnico; e a ação do artista Evandro Mesquita, na área cultural.

O Programa FAPI recebeu o Prêmio na Categoria de Melhor Projeto Técnico, sendo premiado com o troféu Gestão Ambiental 2021. O presidente da ONG Zeladoria do Planeta, Fernando Benício, lembra que o FAPI representa um trabalho de vanguarda e foi reconhecido pelos relevantes serviços em prol do meio ambiente equilibrado e sustentável.

“A FIEMG é uma parceira há longos anos. O FAPI foi escolhido por ser um projeto inovador, que vem nessa linha de tirar a punição, ou seja, é a forma para que as indústrias possam se adequar antes de serem punidas. A fiscalização preventiva é muito importante”, declarou Benício.

“O FAPI busca instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, para que eles busquem a regularização de seus empreendimentos”, completou o Gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares.

premio.jpg

Vantagens

O Coordenador do Núcleo de Gestão e Tecnologias Ambientais da FIEMG, João Vítor Souza, explica que os Analistas Ambientais da FIEMG realizam visitas técnicas nas indústrias para aplicação do Diagnóstico Ambiental e elaboração de um Plano de Ação Corretivo, visando apoiar as indústrias acerca das obrigações legais ambientais evitando assim sanção punitiva.

A Analista Ambiental da FIEMG, Kamila Vilela, responsável pela Coordenação do Programa FAPI, destacou que as indústrias que aderem ao programa recebem o Selo de Adesão que permite possíveis atenuantes em caso de fiscalização. “O selo mostra uma proatividade da indústria na busca pela regularização ambiental de seu empreendimento”, afirmou Kamila. As visitas do FAPI são gratuitas e ocorrem em todas as regionais da FIEMG.

O programa está na sua quinta edição e foi oficializado em Termo de Cooperação Técnica pela SEMAD em parceria com a FIEMG e a PMMG. Neste ano, o FAPI já realizou mais de 250 adesões.

“O FAPI enfrentou resistências no início do programa, e foi muito disruptivo em relação ao que estávamos acostumados a trabalhar. Passamos por obstáculos, mas houve prosperidade. É muito gratificante receber esse Prêmio em nome da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, declarou o diretor de Controle, Monitoramento e Geotecnologia do IEF, que trabalhou durante muito tempo como superintendente de fiscalização na Semad e acompanhou de perto o FAPI, Flávio Augusto Aquino.

“Agradecemos pelo prêmio. Essa é uma parceria muito importante e vem demonstrar pra gente que, muitas vezes, os empreendimentos acabam ficando irregulares por falta de orientação. É importante conciliar a sustentabilidade e o desenvolvimento com responsabilidade”, afirmou o Capitão e Comandante da PMMG Ambiental, José Wilson de Assis.

Últimas notícias

  1. Evento marca reabertura do Clube Campestre do SESI em Juiz de Fora

    Leia

  2. ‘O Espírito do Natal’ encerra comemoração de 35 anos da Orquestra SESIMINAS

    Leia

  3. Movimentos que libertam a alma

    Leia

  4. SESI é o vencedor do Prêmio Fornecedores de Destaque

    Leia

  5. Escolas de Cultura SESI realizam mostra de encerramento 2021

    Leia

  6. SIPROCIMG faz balanço do ano e confraternização no Centro 4.0

    Leia

  7. O valor do ESG para o futuro sustentável

    Leia

  8. Minascon: estrutura de palitos aguenta 50kg e vence concurso 'A Ponte'

    Leia