Notícias

Ação solidária do SESI Barbacena arrecada mais de uma tonelada de produtos para o Hospital Ibiapaba

Professores estão trabalhando com os alunos a importância do outro em nossas vidas, com conversas reflexivas enfatizando a gentileza e o cuidado

Foto: Ricardo Rios/SECOM/HIC

Foi realizado no sábado, dia 12/6, o “Pit Stop do Coração”, uma ação do SESI Barbacena junto aos alunos, em parceria com o Hospital Ibiapaba CEBAMS. O objetivo era arrecadar doações de alimentos e itens de higiene pessoal. As doações passaram de uma tonelada de produtos, que serão repassadas aos pacientes com vulnerabilidade econômica e a Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer e Seus Familiares (APPC).

A ação faz parte do Projeto Mensagem de Vida, que está sendo organizado pelo SESI Barbacena. De acordo com o diretor da unidade, César Nunes Ferreira, o objetivo é envolver toda comunidade escolar em ações que possibilitem esta troca de carinho e motivação entre a comunidade escolar e os colaboradores da linha de frente do Ibiapaba. A primeira ação ocorreu em maio e foi um sucesso. A equipe do SESI Barbacena gravou um vídeo para a equipe do Hospital Ibiapaba trazendo uma mensagem de otimismo e fé.

A segunda ação do Projeto Mensagem de Vida chama-se "A Prática da solidariedade em tempos de pandemia", e está sendo desenvolvida em paralelo com outro projeto do SESI: "A importância do outro em nossas vidas". Os dois projetos foram unidos com a motivação de apoio específico às pessoas portadoras de câncer ou doenças cardiológicas em tratamento no Hospital Ibiapaba CEBAMS e que são admitidas pelo SUS - Sistema Único de Saúde. Muitos destes pacientes têm necessidades específicas para seu tratamento ou para permanecerem na instituição durante os procedimentos e as longas internações, e nem sempre conseguem suprir suas necessidades com os próprios recursos. Assim, alguns alimentos, suplementos ou itens de higiene são necessários para auxiliar estes pacientes.

Durante as últimas semanas, os professores trabalharam com os alunos a importância do outro em nossas vidas, com conversas reflexivas enfatizando a gentileza e o cuidado de um ato solidário. E as doações do Projeto Mensagem de Vida foram entregues em um Pit Stop realizado na porta do hospital, no último final de semana, com toda segurança e cuidado que o momento exige.

“Ficamos sensibilizados com a resposta dada pela equipe do SESI, seus alunos e familiares ao nosso apelo, na doação de mais de uma tonelada de alimentos e itens diversos destinados aos nossos pacientes mais carentes, em especial, dos setores de Oncologia e Cardiologia, todos atendidos pelo SUS. Mesmo com toda a assistência que podemos oferecer na área clínica, muitos têm dificuldades de trazer itens pessoais básicos ou quando retornam à suas casas, sofrem com a carência de recursos, agravada pela Pandemia”, disse Lucas Almeida, Assistente Social do CEBAMS.

A presidente da APPC, Rosangela Suely, também elogiou a consciência solidária dos alunos do SESI. “A ação foi linda! As crianças tiveram consciência do que estavam fazendo e da importância da doação, de ajudar o próximo. Se a criança começa a fazer o bem, o adulto do futuro também fará!”, disse.

Últimas notícias

  1. Aprimore suas habilidades na área de audiovisual

    Leia

  2. Escolas SESI: escolas do futuro; novas ferramentas digitais auxiliam no processo de aprendizagem

    Leia

  3. Talentos sobem ao palco do Teatro SESIMINAS

    Leia

  4. Vilarinho recebe intervenção artística para aquecer os corações de BH

    Leia

  5. SESI SST Juiz de Fora recebe reconhecimento da Samarco por trabalho desenvolvido

    Leia

  6. Alunos da Rede SESI-MG são um dos campeões da maior competição internacional de robótica na Grécia

    Leia

  7. "Respeito às diferenças: como construir uma sociedade plural"

    Leia

  8. Equipe do SESI São João del-Rei é premiada no Festival SESI de Robótica nacional

    Leia