Notícias

Como vai a sua saúde mental?

10 de outubro é Dia da Saúde Mental. Data traz reflexão sobre a importância deste cuidado

Estamos vivendo um tempo único da história da humanidade moderna diante da pandemia da Covid-19. A preocupação com a saúde física, dos entes queridos, o isolamento social, as incertezas econômicas e o mercado de trabalho têm causado impactos também no emocional. Levantamento feito pela Área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, em agosto deste ano, mostra que 54% dos brasileiros estão extremamente preocupados com a pandemia. Ser cuidadoso com o emocional é tão necessário quanto com o físico e, para chamar a atenção para essa necessidade, a Federação Mundial da Saúde Mental instituiu o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.

“O novo cenário que estamos vivendo, trouxe impactos na saúde emocional e mental. Isso porque estamos há mais de 100 dias em nossas casas, equilibrando as demandas de trabalho com os afazeres domésticos, criação dos filhos, estudos a distância e ainda o cuidado com nós mesmos e nossa família”, contextualiza Vanessa Winter Nunes Fortes, analista de Saúde do SESI-MG.

Segundo a psicóloga, a ansiedade, a depressão ou síndrome do pânico são as principais manifestações de problemas com a saúde mental. “Toda essa demanda é difícil de ser elaborada para algumas pessoas, pois gera muita ansiedade e estresse. Alguns casos reforça um estado mental que antes não estava tão evidente como a depressão ou transtorno do pânico”, afirma Nunes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde mental como "um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”. A organização considera o enfrentamento à doença como uma prioridade devido ao grande número de dias de incapacidade que a mesma pode causar.

Confira algumas dicas sobre como cuidar da sua saúde mental

  • Tente cultivar bons pensamentos;
  • Pratique atenção plena, conhecida como Mindfulness;
  • Alimente-se bem;
  • Pratique atividades físicas;
  • Priorize o sono;
  • Reconheça seus limites e busque ajuda quando necessário.

O SESI pode ajudar à sua empresa

A entidade oferece serviço de Consultoria e Assessoria especializado e tem como objetivo elaborar um plano de ação baseado nas necessidades específicas de sua indústria. Além disso, as palestras, ações e oficinas educativas trazem conhecimento sobre diversos assuntos, como a ansiedade, depressão, estresse, álcool e outras drogas, entre outros.

O SESI também oferece ações personalizadas como o Programa de Gerenciamento do Estresse, que tem maior duração e objetiva uma possível mudança de comportamento dos indivíduos por meio do autoconhecimento e técnicas vivenciais.

Ficou interessado? Entre em contato conosco pelo telefone (31) 4020-9030 ou crc@fiemg.com.br

Últimas notícias

  1. Livros: uma companhia para toda a vida

    Leia

  2. "Enem: Conectando-se à área de Matemática"

    Leia

  3. Alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino podem se inscrever no “ENEM Conectado Power”

    Leia

  4. SESI-MG e Microsoft: uma parceria para o futuro brilhante

    Leia

  5. SESI-MG se destaca em competição nacional de Ciências

    Leia

  6. Enem Conectado promove aulões inaugurais

    Leia

  7. Mais desenvolvimento socioeconômico para Brumadinho

    Leia

  8. Vale e FIEMG assinam termos de cooperação técnica e doação de recursos visando o incremento da economia de Brumadinho

    Leia