Notícias

Conselho debate projetos do SENAI, SESI e IEL para qualificação profissional

Entidades têm programas de aprendizagem e aperfeiçoamento em diferentes segmentos

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Importantes projetos educacionais desenvolvidos pelo SESI, SENAI e IEL foram apresentados e debatidos em uma reunião ordinária entre integrantes do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG e convidados, na terça-feira (26). As iniciativas são voltadas para um público diverso, contemplando desde os ensinos Médio e Fundamental à graduação.

"A reunião foi importante para conhecer as ações desenvolvidas no campo da aprendizagem e treinamento. A indústria é muito dinâmica e a educação profissional deve acompanhá-la de perto. Enquanto conselho, estamos monitorando as demandas das empresas para sermos ainda mais assertivos na qualificação das pessoas”, avaliou o presidente do conselho, José Batista de Oliveira, que conduziu o encontro.

Tecnologia aliada da aprendizagem

O SENAI, por exemplo, atua com destaque na educação profissional, contemplando 28 áreas tecnológicas diferentes, aprendizagem industrial, capacitação profissional, educação a distância (EAD), além de cursos técnicos, conforme explicitou a Alessandra Teixeira, da gerência de Tecnologia e Educação para a Indústria. No caso dos cursos técnicos presenciais, observou Teixeira, o Google For Education é a principal plataforma para execução de 20% da carga horária EAD. Em 2021, a ferramenta alcançou 75.082 alunos e 1.493 docentes, tornando o SENAI em Minas referência nacional na utilização desse recurso.

"No EAD, nós desenvolvemos algumas estratégias educacionais para que o ensino não fique somente na teoria. Assim, os instrutores podem trabalhar com aprendizagem baseada em problemas, adaptativa, que cumpre etapas, e imersiva em que os alunos vão para a indústria", disse.

Outra iniciativa é o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), cujo intuito é qualificar pessoas com necessidades específicas para o mercado de trabalho, promovendo a inclusão nos cursos da entidade. De 2018 a março de 2022, o projeto já beneficiou 3.576 pessoas.

Respeito ao próximo

No SESI, um dos programas desenvolvidos é o Rede de Virtudes, voltado à prevenção do bullying por meio da interiorização de valores pelos alunos. "A gente percebe que, desde a implantação do projeto, o índice de problemas de indisciplina reduziu antes da pandemia justamente por conta da conscientização. As famílias participaram conosco da implantação do projeto. Foi algo construído em conjunto", explicou a coordenadora da gerência de educação básica do SESI, Flávia Dias Bento. A entidade deu início ao projeto em agosto de 2016.

Língua estrangeira

O ensino de idiomas é uma das frentes de atuação do SESI no estado, com o programa bilíngue, conforme a gerente de educação básica do SESI/Educação, Inovação e Qualidade de Vida FIEMG, Karla Vignoli Viegas. A iniciativa já foi implantada em 18 escolas da rede, sendo direcionada a alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), em turmas de 25 pessoas. Viegas informou ainda que o SESI vai contar com uma Escola Bilíngue em 2024, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Teoria e prática

Desenvolvido pelo IEL em parceria com o grupo Ânima Educação, o programa Residência Industrial proporciona a universitários a oportunidade de desenvolver competências voltadas para o protagonismo, a criatividade, a solução de problemas e o empreendedorismo. O projeto conta com a participação relevante das empresas madrinhas, que submetem os participantes a um desafio relacionado à área de estudo do aluno. Durante um ano, o residente elabora o projeto proposto pela empresa, segundo explicou a analista de carreira industrial e gestora de Educação Executiva do IEL, Cinthya Andrade Pascoal Pimenta.

O Residência Industrial é direcionado exclusivamente a alunos matriculados nas unidades UNA e Uni-BH de Minas Gerais.

Clique aqui e veja mais fotos da reunião

Últimas notícias

  1. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia

  2. FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais

    Leia

  3. Festa junina é sucesso no SESI-JF

    Leia

  4. Denise Fraga traz seu primeiro espetáculo solo, 'Eu de Você', a BH

    Leia

  5. Denise Fraga estrela peça em Belo Horizonte

    Leia

  6. Transforme seus resíduos em receitas

    Leia

  7. Federação mineira busca fornecedores

    Leia

  8. Dois atores de sucesso se apresentam no palco do Teatro SESIMINAS

    Leia