Notícias

eSocial voltado para SST é tema de treinamento da FIEMG Regional ZM

Curso abordou a necessidade das empresas implementarem os programas de Saúde e Segurança no Trabalho evitando multas e ações judiciais

Nos dias 8 e 9 de julho, foi realizado um novo treinamento on-line da FIEMG Regional Zona da Mata: “eSocial voltado para Segurança e Saúde no Trabalho – SST”. O curso contou com a participação de cerca de 25 alunos e, segundo o analista em Relações Empresariais da Regional ZM, Gilmar Peixoto, foi marcado por intensa interação e contribuição entre os participantes. 

O curso teve como objetivo prestar informações pertinentes à Saúde e Segurança no Trabalho no que se refere à alimentação do eSocial. A abordagem foi teórica, abrangendo todos os temas de SST pertinentes ao bom andamento deste sistema, tendo como base as legislações Trabalhistas, Previdenciárias, Normas Regulamentadoras, Manual de Orientações do eSocial e demais leis aplicadas a cada um dos eventos, que deverão ser alimentados com as informações de SST.

O treinamento, com carga horária de 6 horas, trouxe uma visão ampla da necessidade e da obrigatoriedade das empresas implementarem os programas de Saúde e Segurança no Trabalho, evitando-se assim multas e ações judiciais. A iniciativa foi voltada para a participação de profissionais de RH, Departamento Pessoal, contadores, gerentes, empresários, engenheiros e técnicos de Segurança no Trabalho, estudantes e demais profissionais interessados no assunto. O instrutor foi o advogado, especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Segurança e Saúde no Trabalho, Rodrigo Dolabela, profissional com vasta experiência no assunto e instrutor de palestras e treinamentos em todo o Brasil.

O conteúdo programático incluiu temas como: eSocial (Objetivo, Faseamento, Simplificação, Importância do cumprimento das medidas de SST); Saúde e Segurança no Trabalho (Legislação aplicada à SST, Normas Regulamentadoras); Programas de Saúde e Segurança no Trabalho (PPRA – Mostra os riscos ambientais que deverão ser enviados no eSocial, PCMSO – Exames médicos exigidos e periodicidade em que eles devem ser realizados, ASO, LTCAT, Laudo Ergonômico, PPP/PPP Eletrônico, Profissionais responsáveis pela elaboração); Eventos de SST antes da simplificação do eSocial (S-1060 - Tabela de ambientes de trabalho,  S-2210 - Comunicação de acidente de trabalho, S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador, S-2221 - Exame toxicológico do motorista profissional, S-2240 - Condições ambientais do trabalho e Fatores de Risco, S-2245 - Treinamentos e Capacitações); Eventos de SST após a simplificação do eSocial (S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho, Tabelas 13, 14, 15 e 16 do Anexo I do Layout do eSocial, S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador, S-2240 - Condições ambientais do trabalho  e Agentes nocivos).

Fique atento ao calendário de treinamentos da FIEMG Regional Zona da Mata. Entre os eventos a serem promovidos, está o workshop “Desenvolvimento de supervisores e coordenadores de produção” , nos dias 22 e 23 de julho, 8h30 às 11h30, onde será abordada produção industrial, eficiência x tempo, ferramentas de planejamento de produção, a importância das pessoas no processo produtivo, layout, materiais, indicadores, custos, dificuldades, oportunidades e muito mais.

Outra novidade é o Ciclo de Capacitação em Relações do Trabalho – Edição 2021, que vai trazer orientações sobre como aplicar a legislação trabalhista e se atualizar sobre cada um dos temas tratados. O treinamento acontece de 05 a 27 de agosto, todas as quintas e sextas, sempre de 14h às 17h.

Não perca essas oportunidades! Inscreva-se em nosso site!

Clique aqui para se inscrever no workshop “Desenvolvimento de supervisores e coordenadores de produção” -  22 e 23/07

Clique aqui para se inscrever no Ciclo de Capacitação em Relações do Trabalho – Edição 2021 – 05 a 27/08

 

 

Últimas notícias

  1. SESI promove VI Seminário de Segurança e Saúde de Juiz de Fora

    Leia

  2. Escola de Esportes do SESI firma parceria com Projeto Basquetebol do Futuro

    Leia

  3. Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

    Leia

  4. O Futuro da Educação

    Leia

  5. Eletrônica, energia e sensibilidade unidos pela arte

    Leia

  6. SESI São João Nepomuceno firma parceria entre equipe de robótica e indústria para solução inovadora

    Leia

  7. Um ensino de excelência para quem trilha rumo ao futuro

    Leia

  8. Edital do SESI-MG disponibilizará R$ 5 milhões para a realização de projetos

    Leia