Notícias

Equipe do SESI São João del-Rei é premiada no Festival SESI de Robótica nacional

Alunos da Atombot conquistaram o 2º lugar geral na categoria FLL na maior competição de robótica educacional do Brasil

Mais de 20 mil pessoas acompanharam a cerimônia de premiação do Festival SESI de Robótica, realizada no último sábado, dia 26 de junho. Organizado pelo SESI, o maior torneio de robótica do país foi realizado de forma on-line e contou com a participação de 138 equipes, com cerca de 800 competidores de escolas públicas e privadas. Com apresentação da jornalista esportiva Glenda Kozlowski, o evento anunciou os vencedores das categorias Torneio SESI F1 in Schools, Torneio SESI FIRST Tech Challenge (FTC) e Torneio SESI FIRST LEGO League – Challenge (FLL).

A equipe Atombot, da escola SESI Dom Bosco, de São João del-Rei, participou da competição e conquistou o 2º lugar geral na categoria FLL. Formada pelos alunos Ana Maria Gonçalves, Lucas Benitez, Pedro Cordovil de Souza, Hebert Campos e Barbara Resende Neri, sob a liderança do técnico Paulo de Tarso, a equipe havia vencido a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FFL, em 12 de maio, e agora conseguiu mais esse ótimo resultado na etapa nacional. O grupo apresentou o projeto Atomus, um programa de atividade física, desenvolvido para ser aplicado na escola SESI de São João del Rei.

O objetivo da competição é despertar nos estudantes o interesse pela robótica e pela ferramenta LEGO®, incentivar o gosto pelas ciências e tecnologias com aplicação dos conhecimentos de matemática, física e outras disciplinas. As equipes são formadas por jovens de 9 a 16 anos, dos ensinos Fundamental e Médio. O tema da competição este ano foi Replay e, nesta temporada, as equipes desenvolveram projetos de inovação com foco nos esportes e atividades lúdicas que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo.

Para a gerente da escola SESI Dom Bosco, de São João del-Rei, Fernanda Rodrigues Teixeira, a temporada 2020/2021 do Torneio de Robótica foi fantástica. “A organização, respeito, competência, carinho e tudo mais foram exemplares. Mesmo de forma remota, os trabalhos desenvolvidos foram excelentes”, disse. Sobre a equipe, a Fernanda ressalta que eles foram perfeitos. “Superaram todas as dificuldades, por não poderem fazer treinos presenciais e, com muito carinho, dedicação, responsabilidade, organização e muita alegria conseguiram fazer um trabalho maravilhoso”, destaca.

Outros resultados de destaque foram obtidos pela equipe Lego Bros, da escola SESI/SENAI José Bento Nogueira, de São Gonçalo do Sapucaí, que foi campeã na categoria “Desempenho do Robô”; e pela Starbots, do SESI/SENAI CETEM Maria Madalena Nogueira, de Betim, que ficou na 2ª colocação no Prêmio Top 6 do Ranking e também recebeu o Collins Prêmio Inovação.

Atombot-1.jpeg

Últimas notícias

  1. SESI promove VI Seminário de Segurança e Saúde de Juiz de Fora

    Leia

  2. Escola de Esportes do SESI firma parceria com Projeto Basquetebol do Futuro

    Leia

  3. Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

    Leia

  4. O Futuro da Educação

    Leia

  5. Eletrônica, energia e sensibilidade unidos pela arte

    Leia

  6. SESI São João Nepomuceno firma parceria entre equipe de robótica e indústria para solução inovadora

    Leia

  7. Um ensino de excelência para quem trilha rumo ao futuro

    Leia

  8. Edital do SESI-MG disponibilizará R$ 5 milhões para a realização de projetos

    Leia