Notícias

Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética oferece atividades para o público escolar

A programação é exclusiva para alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte

A partir de maio, o Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética localizado dentro do SESI Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO), situado na Praça da Estação, na capital mineira, começa uma nova etapa de ações voltadas para o público escolar.

Para os alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e da RMBH, o Espaço vai oferecer a visita mediada ao espaço de eficiência energética, com a Trilha da Energia, que com o acompanhamento da equipe do educativo do Museu direcionando a visita, darão detalhes sobre o objetivo do espaço e a aplicabilidade da exposição para o dia-a-dia dos alunos. Para isso, as escolas contarão com a disponibilização do transporte da escola para o Espaço Cemig SESI de forma gratuita.

Complementando o viés educativo do espaço, estão programadas oficinas práticas para estudantes e também de formação de educadores e mediadores. Os temas das oficinas estão ligados à eficiência energética. A primeira oficina direcionada à formação de professores, com o tema Gran Prix de Inovação: Alternativas e Soluções Energéticas, aconteceu no dia 30 de abril. E a primeira oficina acontecerá no final de maio, direcionada ao público infantil.

As oficinas acontecerão mensalmente e as formações semestralmente. As inscrições são gratuitas. Para consultar informações sobre elas, fique atento ao site www.sesiculturamg.com.br e ao perfil do Instagram do Museu @museudearteseoficiossesi.

O Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética - Inaugurado em março de 2020, o Espaço busca apresentar ao público conceitos e ações que podem ser aplicados na rotina de todos e que podem transformar a relação com o uso da energia e o meio ambiente. Conscientizar que com a redução do consumo e do desperdício de energia podemos vislumbrar um futuro onde o consumo de energia seja de forma sustentável.

O projeto é uma inciativa do Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Aneel, cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia e da redução e eliminação do desperdício do recurso. As ações de eficiência energética da CEMIG estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados à promoção de oportunidades de aprendizagem e do acesso à inovação.

O Sistema FIEMG também é signatário do Pacto Global e promotor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. “Vários projetos da casa têm uma contribuição direta para os ODS e esse será um deles. A parceria está relacionada ao ODS 7, que fala sobre a energia limpa e renovável. Então quando a gente está trabalhando essa mobilização, criamos uma oportunidade para a geração futura e cumprimos nosso papel enquanto instituição de promoção do desenvolvimento social”, conta Luciene Araújo.

Museu de Artes e Ofícios - O SESI Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO) conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos. Elas representam antigos ofícios em setores tradicionais como: mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, curtumes e energia – este último, setor que será destacado no Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética. 

O SESI MAO está instalado na antiga Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da estação Central do Metrô, em dois edifícios tombados pelo patrimônio público. Sua implantação impulsionou a requalificação da Praça da Estação, marco inaugural da capital, por onde transitam milhares de pessoas diariamente.

Serviço:
Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética
Local: Museu de Artes e Ofícios SESI MAO - Praça Rui Barbosa, 600, Centro, BH/MG
Horário de visitas: Terças a sextas de 11h às 16h
Sábados e feriados de 9h às 16h
Entrada permitida até 30 min antes do último horário.
A entrada é gratuita e é necessário a retirada de ingressos no site da Sympla. https://bileto.sympla.com.br/event/67447/d/123379 

Para agendamento das visitas para escolas: Telefone:(31) 3248-8621 E-mail: visitamediadaee@fiemg.com.br

Oficinas e Formação de Professores
Programação mensal de oficinas e semestral para as Formações de Professores, no site www.sesiculturamg.com.br e no perfil do Instagram do Museu @museudearteseoficiossesi.

Últimas notícias

  1. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia

  2. FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais

    Leia

  3. Festa junina é sucesso no SESI-JF

    Leia

  4. Denise Fraga traz seu primeiro espetáculo solo, 'Eu de Você', a BH

    Leia

  5. Denise Fraga estrela peça em Belo Horizonte

    Leia

  6. Transforme seus resíduos em receitas

    Leia

  7. Federação mineira busca fornecedores

    Leia

  8. Dois atores de sucesso se apresentam no palco do Teatro SESIMINAS

    Leia