Notícias

Exposição “Nosso lugar, um olhar para o entorno”

SESI Museu de Artes e Ofícios recebe mostra de fotografias do projeto Photon, da Escola SESI SENAI Vespasiano

Um projeto educacional que ultrapassou os muros da escola chega ao espaço expositivo do Museu de Artes e Ofícios. Promovido pela Escola SESI SENAI Vespasiano, as fotos produzidas pelos alunos do projeto Photon serão expostas até março de 2018. A mostra, intitulada de “Nosso lugar, um olhar para o entorno”, traz o olhar dos adolescentes para o seu entorno, comunidade e empresas que cercam o local em que estudam e moram. “A indústria é nosso principal lugar de registro. É onde captamos detalhes, momentos importantes ocorridos nela e, também, os acontecimentos inseridos em seu cotidiano”, esclarece Aloma Batista, arte educadora da Escola SESI SENAI Vespasiano e coordenadora do projeto. As indústrias que abriram suas portas para o grupo de estudantes foram: DelpSíntese Escadas e Drilling do Brasil

Qual é o nosso lugar? Essa é a questão que norteou o trabalho dos alunos do projeto Photon. São registros fotográficos de pessoas que se deslocam, arquitetura, de espaços onde se trabalha, se aprende e convive. São indústrias, pátios, galpões, prédios, caminhos, escadas, vãos, quadras, pontos de ônibus e salas. Maneiras de ver e enxergar espaços que fazem parte do cotidiano. “Trata-se de eternizar um momento e tudo o que ele carrega, de contar histórias, de fazer histórias e trazê-las pra bem perto de quem quer saber e ver”, afirma Rebeca Almeida Viana, aluna do projeto Photon. “Ser photon é ser especial, singular e é desafio também. É ter a chance de mudar concepções e percepções e mostrá-las para quem quiser enxergar um pouco da nossa essência”, reforça a estudante.

A abertura da Mostra vai acontecer na quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 19h no Museu de Artes e Ofícios.

Projeto Photon

Composto por 15 alunos e coordenado pela arte educadora Aloma de Oliveira Batista Moraes, da Escola SESI SENAI Vespasiano, o projeto Photon é uma ação extracurricular oferecida pela unidade de ensino. Iniciado em 2013, surgiu pela necessidade dos alunos analisarem e interpretarem imagens, de fazerem leituras deste mundo imagético, em que eles redescobrem o uso do smartphone, de forma consciente e direcionada ao registro fotográfico de um “olhar que pensa".

“Aprender a exercitar o olhar e passar a reparar no que os outros não veem é a principal missão do Photon”, pontua o aluno Wyllamisson Mendes, comentando que teve um ganho grande desde o início do projeto. “Aprendi a reparar nas pequenas oportunidades que a vida nos proporciona e ser capaz de torná-las grandiosas”, ressalta.

 

Visitação: até 30 de março de 2019.

Horário: terça-feira: de 9h às 21h e de quarta a sábado: de 9h às 17h

Local: SESI Museu de Artes e Ofícios – Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), 600 – Centro, BH/MG

Entrada gratuita

Galeria

Últimas notícias

  1. CGE e FIEMG assinam acordo para fomento à integridade nas empresas

    Leia

  2. SESI promove evento sobre ergonomia 4.0

    Leia

  3. Leo Piló ministra a oficina Reciclando Carnavais

    Leia

  4. SESI abre inscrições para oficina Reciclando Carnavais

    Leia

  5. Verão 2019 de muita agitação e movimento no Clube do SESI em Juiz de Fora

    Leia

  6. Inscrições para a Oficina de Canto Coral estão abertas até dia 28/01

    Leia

  7. Diversidade na empresa favorece inovação e produtividade

    Leia

  8. Pró-Ética está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro

    Leia