Notícias

FIEMG apresenta resultados do projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva

Ação teve a parceria da Fiat Chrysler Automobiles em sua realização

Após 18 meses, o projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva chega ao fim e os resultados foram divulgados no final de novembro em evento realizado em Betim. O projeto, que foi uma parceria entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a FIEMG, tem o objetivo de fortalecer o setor automotivo, por meio da melhoria do desempenho da gestão sustentável de micro e pequenas empresas à sua cadeia de fornecimento. “O Índice de Sustentabilidade para Competitividade na cadeia FCA apresentou, ao final do projeto, média de crescimento de 8%, superando a meta previamente estabelecida, de avanço médio entre 5% e 7%”, esclarece Juliana Bahia, consultora de Responsabilidade Social Empresarial da FIEMG, ressaltando que 85% das empresas aderentes apresentaram melhoria em seu Índice de Sustentabilidade para Competitividade. 

O projeto envolveu seis  linhas de ação, fundamentadas a partir do diagnóstico Modelo SESI de Sustentabilidade para Competitividade, que tem a metodologia elaborada em parceria com a Fundação Dom Cabral e avalia o grau de maturidade sustentável presente na gestão de MPEs. Projetadas por meio de um plano de coletivo, as linhas de ação tiveram em suas programações workshops, treinamentos, palestras, mentorias e consultorias individuais. O intuito foi sensibilizar empresários e líderes, por meio de inserção nas rotinas empresariais, para uma nova consciência de práticas administrativas que aliam o desenvolvimento humano e a preservação ambiental à perspectiva econômica. Desta maneira, as empresas passam pela transformação de suas culturas organizacionais, e também, seus processos, aumentando sua competitividade e trazendo resultados estruturados.

RJL_6648.jpg

Nas linhas de ação, foram trabalhados os temas; Scale-Up Indústria – Parceria Endeavor, Innovation Program – Design Thinking, Agenda 2030-ODS, Saúde e Segurança na Indústria, Responsabilidade Fiscal, Tributária e Trabalhista, Regularização Ambiental e Produção Sustentável e Ecoeficiência. “As ações de capacitação e conscientização abordam temas atuais e abrangentes, que têm impacto sobre as organizações e pessoas, compondo uma complexa cadeia evolutiva que caminha junto com as novas tecnologias e desdobramento de novos negócios”, ressalta Leonardo Cabral, quality system da Cofle do Brasil, uma das empresas fornecedora da Fiat.

RJL_6736.jpg  RJL_6727.jpg RJL_6741.jpg RJL_6695.jpg

“Os temas abordados convidaram os participantes a uma reflexão sobre os valores que podem ser agregados a conceitos sustentáveis universais”, afirma Cabral. Ele comenta ainda que a participação no projeto foi uma oportunidade para inserir e difundir novos conceitos na Cofle, como a implantação de diretrizes voltadas a valorização, equilíbrio e equiparação de cargos ocupados entre homens e mulheres. “São condutas que garantem um ambiente propicio ao desenvolvimento continuo de nossos colaboradores”, pontua. Cabral também conta que o projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva propiciou apoio à descentralização da cadeia de fornecimento de materiais. “Antes utilizávamos insumos 100% importados e hoje estudamos a viabilidade da utilização de fornecedores locais”, conta o quality system. 

Confira as empresas que participaram do projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva: Aethra Group, CMP Componentes e Módulos Plásticos, Sila do Brasil, Proma Brasil Automotiva, Abratec Fixação Industrial, Comam Industrial, Colorful Indústria e Comércio, Ilutex Ltda, Isel Usinagem e Mecânica em Geral, Isoespuma, Protominas Indústria, Tecmec Indústria, Aços Aliança, Cofle Indústria, Dayco Power Transmission, Fundição Altivo, In-Tech Soluções em Engenharia e Power Comércio.

Últimas notícias

  1. 8 motivos para apoiar o SESI e o SENAI

    Leia

  2. Orquestra de Câmara SESIMINAS participa de concertos de Natal

    Leia

  3. Itinerância do Museu de Artes e Ofícios em Ouro Preto

    Leia

  4. Escola de Esportes do SESI premia destaques do ano

    Leia

  5. Programa Futuros Engenheiros qualifica novas turmas

    Leia

  6. Balanço de ações e perspectivas na pauta dos Conselhos Regionais SESI, SENAI e IEL

    Leia

  7. Lei de Incentivo ao Esporte em debate no CIEMG

    Leia

  8. SESI e SENAI têm alto índice de aprovação

    Leia