Notícias

FIEMG apresenta resultados do projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva

Ação teve a parceria da Fiat Chrysler Automobiles em sua realização

Após 18 meses, o projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva chega ao fim e os resultados foram divulgados no final de novembro em evento realizado em Betim. O projeto, que foi uma parceria entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a FIEMG, tem o objetivo de fortalecer o setor automotivo, por meio da melhoria do desempenho da gestão sustentável de micro e pequenas empresas à sua cadeia de fornecimento. “O Índice de Sustentabilidade para Competitividade na cadeia FCA apresentou, ao final do projeto, média de crescimento de 8%, superando a meta previamente estabelecida, de avanço médio entre 5% e 7%”, esclarece Juliana Bahia, consultora de Responsabilidade Social Empresarial da FIEMG, ressaltando que 85% das empresas aderentes apresentaram melhoria em seu Índice de Sustentabilidade para Competitividade. 

O projeto envolveu seis  linhas de ação, fundamentadas a partir do diagnóstico Modelo SESI de Sustentabilidade para Competitividade, que tem a metodologia elaborada em parceria com a Fundação Dom Cabral e avalia o grau de maturidade sustentável presente na gestão de MPEs. Projetadas por meio de um plano de coletivo, as linhas de ação tiveram em suas programações workshops, treinamentos, palestras, mentorias e consultorias individuais. O intuito foi sensibilizar empresários e líderes, por meio de inserção nas rotinas empresariais, para uma nova consciência de práticas administrativas que aliam o desenvolvimento humano e a preservação ambiental à perspectiva econômica. Desta maneira, as empresas passam pela transformação de suas culturas organizacionais, e também, seus processos, aumentando sua competitividade e trazendo resultados estruturados.

RJL_6648.jpg

Nas linhas de ação, foram trabalhados os temas; Scale-Up Indústria – Parceria Endeavor, Innovation Program – Design Thinking, Agenda 2030-ODS, Saúde e Segurança na Indústria, Responsabilidade Fiscal, Tributária e Trabalhista, Regularização Ambiental e Produção Sustentável e Ecoeficiência. “As ações de capacitação e conscientização abordam temas atuais e abrangentes, que têm impacto sobre as organizações e pessoas, compondo uma complexa cadeia evolutiva que caminha junto com as novas tecnologias e desdobramento de novos negócios”, ressalta Leonardo Cabral, quality system da Cofle do Brasil, uma das empresas fornecedora da Fiat.

RJL_6736.jpg  RJL_6727.jpg RJL_6741.jpg RJL_6695.jpg

“Os temas abordados convidaram os participantes a uma reflexão sobre os valores que podem ser agregados a conceitos sustentáveis universais”, afirma Cabral. Ele comenta ainda que a participação no projeto foi uma oportunidade para inserir e difundir novos conceitos na Cofle, como a implantação de diretrizes voltadas a valorização, equilíbrio e equiparação de cargos ocupados entre homens e mulheres. “São condutas que garantem um ambiente propicio ao desenvolvimento continuo de nossos colaboradores”, pontua. Cabral também conta que o projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva propiciou apoio à descentralização da cadeia de fornecimento de materiais. “Antes utilizávamos insumos 100% importados e hoje estudamos a viabilidade da utilização de fornecedores locais”, conta o quality system. 

Confira as empresas que participaram do projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva: Aethra Group, CMP Componentes e Módulos Plásticos, Sila do Brasil, Proma Brasil Automotiva, Abratec Fixação Industrial, Comam Industrial, Colorful Indústria e Comércio, Ilutex Ltda, Isel Usinagem e Mecânica em Geral, Isoespuma, Protominas Indústria, Tecmec Indústria, Aços Aliança, Cofle Indústria, Dayco Power Transmission, Fundição Altivo, In-Tech Soluções em Engenharia e Power Comércio.

Últimas notícias

  1. Inovação na Educação em pauta na FIEMG

    Leia

  2. Orquestra de Câmara SESIMINAS recebe: Flávio Venturini e DoContra

    Leia

  3. SESI-MG promove Workshop “Promoção da Diversidade na Empresa”

    Leia

  4. Interlocução com governo federal na busca de investimentos

    Leia

  5. SESI MAO amplia acervo

    Leia

  6. Teatro de Bolso SESIMINAS recebe Kiko Klaus

    Leia

  7. Trem Caipira no SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  8. Leve parte do acervo do SESI MAO para a sua empresa

    Leia