Notícias

FIEMG completa 86 anos de atuação

Instituição trabalha na defesa das indústrias, do empreendedorismo e da livre iniciativa

Em 1933, três pioneiros e visionários industriais, Américo René Giannetti, Alvimar Carneiro de Rezende e Euvaldo Lodi, reuniram sete sindicatos empresariais e 25 empresas para criar a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Hoje, dia 12/02, ao completar 86 anos, a instituição agrega milhares de empresas, de empresários e profissionais que trabalham na defesa das indústrias de Minas Gerais. São 136 sindicatos e mais de 60 mil indústrias que, unidos, atuam em prol do empreendedorismo e da livre iniciativa, tendo como foco, o crescimento do estado e do país.

Ao longo de sua história, a FIEMG esteve sempre atenta às necessidades e demandas políticas, econômicas e sociais de Minas Gerais e do Brasil. Presente e atuante em momentos fundamentais do estado – como a chegada da Mannesmann, da Usiminas, da Refinaria Gabriel Passos, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e da Fiat, cujo Protocolo de Intenções para implantação no estado foi assinado na sede da entidade, em 14 de março de 1973 – a Federação é protagonista no desenvolvimento mineiro.

A FIEMG cresceu junto com a economia mineira e é, também, a origem de entidades de reconhecida importância para Minas Gerais – o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG). Este conjunto de instituições forma o Sistema FIEMG.

Por meio do SESI e do SENAI, o Sistema FIEMG oferece educação de alta qualidade, desde o ensino básico, cursos de nível técnico, até a educação tecnológica e corporativa, que abrem portas para a indústria 4.0.

O SENAI atua na qualificação profissional de trabalhadores para a indústria e no desenvolvimento de inovação e tecnologia para o setor. Prepara, todos os anos, mais de 100 mil trabalhadores. A entidade atua em todos os segmentos industriais, formando profissionais prontos para transformar as novas tecnologias em inovação e competitividade para a indústria.

A produtividade dos trabalhadores também está ligada à qualidade de vida. É o que o SESI proporciona, por meio de soluções e programas de Segurança e Saúde no Trabalho, cultura, esporte, atividades físicas e ações sociais.

O Sistema FIEMG promove o debate de grandes temas nacionais, sobretudo os que têm impacto sobre o desempenho da indústria e das economias mineira e brasileira. A atuação da entidade perpassa temáticas que interferem positivamente na vida de cada cidadão e no desenvolvimento industrial do país, como a aprovação da reforma Trabalhista e o engajamento para a aprovação da reforma da Previdência.

Hoje, ao completar 86 anos, a FIEMG renova o compromisso firmado com Minas Gerais e com o Brasil em 1933. Em 2019, a Federação segue firme na defesa da indústria e em conexão com os interesses da sociedade.

Últimas notícias

  1. IEL promove capacitação para conselheiros

    Leia

  2. Inscrições para o SESI Música são prorrogadas

    Leia

  3. Abertas as inscrições para o programa de estágio da Aperam BioEnergia

    Leia

  4. Espetáculo “A Sós”: uma história de solidão em Itaúna

    Leia

  5. Investimento na saúde mental é estratégico para a indústria

    Leia

  6. Escolas do SESI se destacam no Torneio de Robótica FLL

    Leia

  7. 2ª Mostra Movimenta SESIMINAS está com inscrições abertas

    Leia

  8. O desafio é: a conquista do espaço

    Leia