Notícias

Movimentos que libertam a alma

Aulas de Dança Cigana do SESI aumentam a autoestima das mulheres

Movimentos fortes que se contrapõem com a sensualidade e a leveza das saias longas e coloridas. Sensualidade e sonoridade, que despertam a feminilidade e a alegria de se sentir viva. Assim que Valeria de Souza Oliveira, de 58 anos, se sente ao praticar a Dança Cigana. “A saia é inexplicável, mágica mesmo! Pude resgatar a minha sensualidade, a mulher que sou, mas que estava apagadinha, apagadinha”, conta Val Tinti, como prefere ser chamada. “É um exercício físico fantástico, que respeita nosso corpo e o coloca em movimento na medida certa”, reflete.

Val Tinti faz Dança Cigana no Centro Cultural SESIMINAS Belo Horizonte, e conheceu o curso quando foi matricular sua mãe, dona Dagmar, de mais de 90 anos, nas aulas de Teatro. “Se existe acaso, foi assim que aconteceu. Matriculei minha mãe e olhei o site para ver se teria algum curso que eu pudesse fazer. Vi a Dança Cigana e fiquei alucinada, pois sempre gostei de dançar. Marquei uma aula experimental e, quando saí, já sabia como seria minha saia!”, conta empolgada.

A professora aposentada de inglês, que também é Taróloga e Terapeuta Natural, explica que o grupo de ciganas é divertido e acolhedor, e que a professora, Carolina Padilha, está sempre atenta às necessidades da turma. “Ela tem uma sensibilidade incrível para perceber quando não estamos bem e trabalha de forma que saímos das aulas sempre melhores do que chegamos”, afirma Val Tinti.

WhatsApp-Image-2021-12-03-at-17-18-22.jpeg

A nossa dançarina, junto com as demais integrantes da turma de Dança Cigana, se prepara para um momento muito especial: o dia de subir ao palco do Teatro SESIMINAS para se apresentar na Mostra de Encerramento do Ano Letivo 2021. O evento será realizado de 10 a 13/12 e o grupo de Dança Cigana irá se apresentar no dia 11. “Nunca imaginei que fosse gostar tanto do palco!!! No início, achava que iria me apresentar somente para agradar minha mãe, mas não é bem isso... Descobri que o palco é mesmo um espaço mágico!!!", ressalta, pontuando que a sua expectativa é de ter momentos de muita energia positiva, alegria e bem-estar. “Será um respiro para dias tão difíceis que temos vivido”.

A arte está na família de Val Tinti e ela conta que todos estão acostumados com a matriarca, dona Dagmar, de 97 aninhos, que sempre participa de apresentações. “Acredito que tenha sido uma surpresa para eles eu subir no palco e também, um motivo de orgulho”, reflete.

A experiência de Val Tinti na Escola de Cultura SESI é tão positiva que ela deixa o seguinte recado: “As atividades presenciais do SESI são muito bem planejadas e muito seguras, acho que não deixo mais o SESI”, finaliza a dançarina cigana.

Desperte o talento que existe em você - As Escolas de Cultura SESI Belo Horizonte e Uberaba oferecem diversas modalidades artísticas para que você possa aprimorar seus talentos. Aulas de dança, música, teatro e muito mais. Cursos presenciais ou on-line, você escolhe como quer vivenciar sua experiência artística. Escolha seu curso e se matricule AQUI

Ah, no final de cada ano letivo, os alunos das Escolas de Cultura SESI têm a oportunidade de subirem a um palco profissional para mostrar tudo o que aprenderam. A Mostra de Encerramento do Ano Letivo 2021 do Centro Cultural SESIMINAS Belo Horizonte será realizada de 10 a 13/12. Já as turmas do Centro Cultural SESIMINAS Uberaba irão se apresentar no dia 18/12. Para conferir a programação completa da Mostra de Encerramento do Ano Letivo 2021 Belo Horizonte e Uberaba, clique NESTE LINK.

Últimas notícias

  1. Metamorphosis, de Maria Caruso, chega à capital mineira

    Leia

  2. EP. 66 - Saúde mental: está mesmo tudo bem?

    Leia

  3. Quer educação de qualidade? Então, venha para o SESI!

    Leia

  4. Sistema FIEMG capacita empregados para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas

    Leia

  5. História & Cultura no coração de BH

    Leia

  6. SESI JF promove encontro de antigos atletas com a nova geração de jogadores de futsal

    Leia

  7. SESI JF sedia Campeonato Regional de Vôlei Sub 17 e Sub 21

    Leia

  8. O Futuro do Brasil

    Leia