Notícias

O valor do ESG para o futuro sustentável

Governança e responsabilidade ambiental e social são temas de evento na FIEMG

Foto: Sebastião Jacinto Júnior

Tema que norteia cada vez mais os processos de decisão do setor financeiro, as agendas empresariais e as escolhas de consumo, “O valor do ESG para o Futuro Sustentável” foi abordado nesta segunda-feira (29/11), na sede da FIEMG, em evento híbrido, coordenado pela Gerência de Responsabilidade Social Empresarial do SESI-MG.

Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG, Mário Campos, mediador das palestras, reforçou que voltar o olhar para sustentabilidade, governança e responsabilidade social é uma decisão global, que já chegou, e a FIEMG está preparada para orientar as empresas nesse sentido.

Campos lembrou que o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, anunciou, durante a COP 26 – em Glasgow, na Escócia –, que a Federação fará, em parceria com o governo do estado, um inventário sobre emissão e captura de carbono pelas 200 maiores empresas mineiras. A expectativa é de que, a partir desse levantamento, essas indústrias atuem como exemplos na busca do alcance das metas contra o aquecimento global e o desmatamento.

Orientações

A FIEMG oferece atividades que visam a orientar as empresas sobre ESG, como consultoria, mentoria e workshop, que podem ser conhecidas neste link.

Palestrante do evento “O valor do ESG para o Futuro Sustentável”, a gerente de Efetividade do BDMG, Cinthia Bechelaine, ressaltou que sustentabilidade é um tema estratégico, que vem sendo incorporado ao ambiente de negócios.

Segundo ela, as linhas de financiamento estão, cada vez mais, atreladas às políticas de proteção ambiental, à inclusão de riscos ambientais no plano de negócios das empresas, no respeito à diversidade, no olhar para a comunidade, na transparência, entre outras questões que refletem sustentabilidade.

Bechelaine apontou que o BDMG dispõe atualmente de um saldo de crédito no valor de R$ 5,9 bilhões, cujo compromisso é conectar as necessidades locais à agenda de desenvolvimento global. “O tema meio ambiente deixou de ser exclusividade de ambientalistas e passou a ser um tema do ambiente de negócios”, ponderou a gerente do BDMG.

Últimas notícias

  1. SESI-MG se destaca no Robotics International Open Brazil

    Leia

  2. Orquestra SESIMINAS apresenta “Músicas do mundo”

    Leia

  3. Flávio Roscoe disputa partidas de xadrez com alunos SESI

    Leia

  4. Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética oferece atividades gratuitas

    Leia

  5. Conexão Aprendiz capacita jovens de 17 a 24 anos

    Leia

  6. Presidentes de sindicatos da Zona da Mata discutem assuntos de interesse da indústria local

    Leia

  7. Produção de Áudio e Vídeo e Programação de Jogos Digitais no SESIMINAS

    Leia

  8. Itaminas e SESI-MG promovem evento de cidadania em Sarzedo

    Leia