Notícias

O valor do ESG para o futuro sustentável

Governança e responsabilidade ambiental e social são temas de evento na FIEMG

Foto: Sebastião Jacinto Júnior

Tema que norteia cada vez mais os processos de decisão do setor financeiro, as agendas empresariais e as escolhas de consumo, “O valor do ESG para o Futuro Sustentável” foi abordado nesta segunda-feira (29/11), na sede da FIEMG, em evento híbrido, coordenado pela Gerência de Responsabilidade Social Empresarial do SESI-MG.

Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG, Mário Campos, mediador das palestras, reforçou que voltar o olhar para sustentabilidade, governança e responsabilidade social é uma decisão global, que já chegou, e a FIEMG está preparada para orientar as empresas nesse sentido.

Campos lembrou que o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, anunciou, durante a COP 26 – em Glasgow, na Escócia –, que a Federação fará, em parceria com o governo do estado, um inventário sobre emissão e captura de carbono pelas 200 maiores empresas mineiras. A expectativa é de que, a partir desse levantamento, essas indústrias atuem como exemplos na busca do alcance das metas contra o aquecimento global e o desmatamento.

Orientações

A FIEMG oferece atividades que visam a orientar as empresas sobre ESG, como consultoria, mentoria e workshop, que podem ser conhecidas neste link.

Palestrante do evento “O valor do ESG para o Futuro Sustentável”, a gerente de Efetividade do BDMG, Cinthia Bechelaine, ressaltou que sustentabilidade é um tema estratégico, que vem sendo incorporado ao ambiente de negócios.

Segundo ela, as linhas de financiamento estão, cada vez mais, atreladas às políticas de proteção ambiental, à inclusão de riscos ambientais no plano de negócios das empresas, no respeito à diversidade, no olhar para a comunidade, na transparência, entre outras questões que refletem sustentabilidade.

Bechelaine apontou que o BDMG dispõe atualmente de um saldo de crédito no valor de R$ 5,9 bilhões, cujo compromisso é conectar as necessidades locais à agenda de desenvolvimento global. “O tema meio ambiente deixou de ser exclusividade de ambientalistas e passou a ser um tema do ambiente de negócios”, ponderou a gerente do BDMG.

Últimas notícias

  1. Metamorphosis, de Maria Caruso, chega à capital mineira

    Leia

  2. EP. 66 - Saúde mental: está mesmo tudo bem?

    Leia

  3. Quer educação de qualidade? Então, venha para o SESI!

    Leia

  4. Sistema FIEMG capacita empregados para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas

    Leia

  5. História & Cultura no coração de BH

    Leia

  6. SESI JF promove encontro de antigos atletas com a nova geração de jogadores de futsal

    Leia

  7. SESI JF sedia Campeonato Regional de Vôlei Sub 17 e Sub 21

    Leia

  8. O Futuro do Brasil

    Leia