Notícias

Para ter voz ativa, cuide bem da sua

Celebrado em 16 de abril, Dia Nacional da Voz nos faz refletir sobre os cuidados que devemos ter com essa importante ferramenta

Ela está presente em seu dia a dia, nos momentos de lazer, de alegria, de conquista romântica, junto à família e também é um item importante em sua rotina profissional. E na hora de pagar aquele mico com os amigos no karaokê? Ela é essencial. Mas, você dá a devida importância aos cuidados com a sua voz?

Os sinais de que algo não está bem com este importante instrumento são fáceis de perceber. Uma rouquidão aqui, uma falha acolá, cansaço ao falar, ardência e dor na garganta. Mas, para mantê-lo sempre afiado e pronto para uso, um dos remédios mais antigos e conhecidos deve ser tomado todos os dias: a água. Segundo Daiane Lopes Guimarães Lage, fonoaudióloga da Gerência de Segurança e Saúde para Indústria do SESI-MG, o recomendado, no mínimo, são dois litros por dia.

A dica é manter as pregas vocais bem hidratadas, tomando água ao longo do dia em temperatura ambiente , afirma Lage, reforçando que também é necessário articular bem as palavras, falar em intensidade moderada, realizar repouso vocal nos intervalos das reuniões, palestras e apresentações. Outras medidas que podem ser feitas é evitar falar na presença de ruído, pois isso faz com que você aumente a intensidade da sua voz, respirar de maneira adequada, utilizar roupas leves que não apertem a região do pescoço, evitar o uso de pastilhas e sprays para garganta , ressaltou, pontuando que essas dicas são para a manutenção da saúde vocal e não para o tratamento de doenças.

A fonoaudióloga conta que alguns profissionais, como comunicadores, vendedores, operadores de telemarketing, professores, cantores, atores e palestrantes, podem, devido ao uso excessivo da voz em junção com aspectos emocionais, como stress, sofrer com o surgimento das disfonias vocais, que são quando as pregas vocais estão vibrando de maneira inadequada.

Quando isso acontece e você percebe que sua voz não vai bem, uma dica certeira que deve anotar: Não fique acanhado e procure, imediatamente, um especialista, como um médico ou fonoaudiólogo.

A voz é um item importante que ajuda a promover a socialização entre as pessoas e, por meio dela, conseguimos identificar características importantes, como sexo, idade, especificidades emocionais e a personalidade das pessoas com as quais nos relacionamos. Portanto, fique atento e cuide, muito bem, de sua saúde vocal.

Made in Brazil - O Dia Nacional da Voz foi criado em 1999 no Brasil e a data foi articulada com o intuito de conscientizar as pessoas para o cuidado que se deve ter com a saúde vocal e a importância de se prevenir ou identificar, precocemente, doenças graves, como o câncer de laringe. A partir de 2003 o movimento ganhou força e hoje é celebrado também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Um cuidado especial com a saúde dos trabalhadores  - O SESI-MG, por meio de sua da Gerência de Segurança e Saúde para Indústria, atua diretamente para aumentar a qualidade de vida e melhorar a saúde dos trabalhadores da indústria, por meio de palestras de sensibilização, consultorias e cursos.

Para saber mais a respeito, CLIQUE AQUI.


Últimas notícias

  1. Escolas de Esportes SESI retomam suas atividades

    Leia

  2. Equipe de São João del-Rei vence Torneio SESI de Robótica FFL

    Leia

  3. SESI Cultura promove cursos on-line

    Leia

  4. SESI Andradas retorna com aulas da Escola de Esportes

    Leia

  5. Minas Gerais promove mais uma edição do Torneio SESI de Robótica FLL

    Leia

  6. SESI SST JF promove ações sobre saúde auditiva na empresa Paraibuna Embalagens

    Leia

  7. Começa o Torneio SESI de Robótica FLL - Regional MG

    Leia

  8. Impressões bordadas: O Ciclo das Cigarras

    Leia