Notícias

Passado e presente unidos pela tecnologia

Visite o SESI MAO, on-line, e mergulhe nas artes e ofícios que marcaram a trajetória de BH

É impossível, para quem transita pelo centro de Beagá, deixar de notar um dos prédios mais bonitos e preservados da capital mineira. Localizado na Praça da Estação, as antigas instalações da Estrada de Ferro Central do Brasil é uma joia do estilo arquitetônico da década de 1920 e também, o registro de um período áureo da jovem cidade. Na época da inauguração da Estação Central, Belo Horizonte tinha apenas 25 anos e, pelas dependências da estação, chegavam e partiam pessoas de todo o país, como artistas, políticos e moradores de outras sertanias. 

Afinal, a cidade encantou até mesmo o escritor Monteiro Lobato, que disse em 1937, em uma de suas visitas: “Belo Horizonte foi a maior surpresa de minha vida. Permitiu-me ver no Brasil coisa que jamais esperei: uma cidade à qual coubessem com absoluto rigor, a classificação de bela”.

Atualmente, o consagrado prédio abriga o 
SESI Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO), um espaço dedicado a preservar, na memória da sociedade, os antigos ofícios que movimentaram a vida e a economia mineira. Com um acervo de mais de 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, é possível ver instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos que, assim como as antigas ferrovias, nos levam para uma viagem. O destino é o passado de trabalho tradicionais, como a mineração, lapidação e ourivesaria, alguns ofícios alimentícios, tecelagem, curtumes e energia.

Se você está curioso, o melhor está por vi
r: toda essa riqueza de nossos antepassados está disponível para visitas gratuitas, mediadas por uma equipe especializada. E, melhor, você não precisa sair de casa. As visitas são virtuais e via plataforma Teams. Além de conhecer o acervo, esta é uma oportunidade de conversar com os educadores, esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais desta parte tão importante de nossa trajetória. As visitas acontecem nos períodos da manhã e da tarde, de terça a sexta-feira.  

Para agendar sua visita, basta clicar AQUI. Faça sua inscrição e embarque esta viagem conosco. 

 

Últimas notícias

  1. SESI Cultura promove cursos on-line

    Leia

  2. Trabalhador: na fábrica ou em home office, a força que move o país

    Leia

  3. Trabalhador: na fábrica ou em home office, a força que move o país

    Leia

  4. Escola SENAI de Audiovisual é lançada

    Leia

  5. Segurança e saúde no trabalho é assunto sério

    Leia

  6. Governo publica novas medidas para preservar emprego e renda dos brasileiros

    Leia

  7. Você cuida da sua pressão arterial?

    Leia

  8. Nos momentos de incerteza causados pela pandemia, os cuidados fazem a diferença

    Leia